17 de mar. de 2014

UNICEF lança campanha na TV brasileira para promover direito a brincar de crianças com deficiência

Personagem de Vila Sésamo cumprimenta menina em cadeira de rodas


A TV Cultura e a Sesame Workshop, organização sem fins lucrativos responsável pela criação e coprodução da série Vila Sésamo, em uma parceria com o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), implementam o Projeto “Incluir Brincando, direcionado à inclusão de crianças com deficiência por meio da conscientização do direito de brincar de forma segura e inclusiva.
 
O projeto é inédito na tevê brasileira ao incluir ações com educadores, familiares e cuidadores por meio de uma campanha transmídia: além de vídeos promocionais com a participação de personalidades (como o ator Lázaro Ramos e a atriz Isabel Fillardis), episódios especiais e conteúdos digitais exclusivos para a internet, é disponibilizado um curso de formação de educadores. 


O projeto também prevê a distribuição da coleção “Incluir Brincando” em escolas públicas de educação infantil.
 
O primeiro programa do projeto será lançado nesta segunda-feira, 17 de março na TV Cultura, na TV Rá Tim Bum! e no portal cmais.com.br.
 
A iniciativa do programa faz parte da proposta da TV Cultura. “Colocar no ar o Projeto Incluir Brincando é uma enorme satisfação e atesta a preocupação permanente da Fundação Padre Anchieta (FPA) com a educação de qualidade e com a diversidade de conteúdos para todos os públicos”, afirma o presidente da FPA, Marcos Mendonça.


Para o diretor regional da América Latina da Sesame Workshop, Jorge Baxter, essa temática é parte do DNA da Sesame. “Estamos felizes por lançar um dos primeiros projetos transmídia sobre o assunto no Brasil e na América Latina. 


Acreditamos que conteúdos divertidos e de alta qualidade disponibilizados  em diferentes plataformas (TV, mídias digitais, mídias sociais, escolas e atividades comunitárias) podem aprofundar o envolvimento do público nesta questão tão importante”.


As estratégias educacionais estão articuladas em torno de sete temas transversais: brincar é um direito da criança, brincadeiras inclusivas, brincando em família, brincando na comunidade, brincando com os amigos, feira de brinquedos e brincadeiras do Brasil.

Campanha transmídia
 

A cada mês um dos temas transversais da campanha será promovido durante as programações infantis da TV Cultura e da TV Rá Tim Bum!, no portal cmais e no perfil oficial do programa no Facebook, utilizando vídeos promocionais, episódios especiais, jogos digitais, atividades para imprimir, artigos e chamadas para ações no site e nas redes sociais.


Todos os vídeos contam com interpretação em língua brasileira de sinais (Libras), recurso de audiodescrição e closed caption. Nos vídeos promocionais, personagens da Vila Sésamo interagem com personalidades como o ator Lázaro Ramos, embaixador do UNICEF no Brasil; o atleta paralímpico Daniel Dias, com seis medalhas de ouro em Londres; a atriz Isabel Fillardis; a medalhista olímpica de vôlei Ana Moser; o cantor Daniel; a cantora Fernanda Takai; e o músico e bailarino Antonio Nóbrega.


Nos episódios especiais, historinhas são centradas nos temas da campanha, protagonizadas pelos personagens da Vila Sésamo. Garibaldo e Bel ganham uma convidada especial para participar do projeto. É Sivan, uma boneca cadeirante vinda diretamente da Vila Sésamo de Israel. 


Sua participação reforça a ideia de que toda criança tem o direito de brincar, inclusive as que possuem algum tipo de deficiência, além de ressaltar o respeito à diversidade e a importância da colaboração e da criatividade durante o brincar inclusivo. 


Sivan tem 7 anos de idade e adora se divertir. Inventa novas maneiras para brincar e nunca fica de fora. Ela tem um grande senso de humor e está sempre pronta para ajudar os seus amigos.


No portal cmais, os jogos digitais contam com conteúdo educativo; as atividades para imprimir trabalham conhecimento de si, reflexão, atenção, psicomotricidade, expressão artística e corporal. Há ainda os artigos, que são textos informativos sobre os temas da campanha para educadores, familiares e cuidadores, e as chamadas para ação no site e nas redes sociais.

Para educadores
 

O curso de formação e a coleção Incluir Brincando contam com a parceria das secretarias municipais de Educação de Paraty (RJ), Marechal Deodoro e Barra de São Miguel (AL). 


O objetivo é construir referenciais teóricos e práticos para o desenvolvimento integral das crianças por meio do brincar inclusivo e seguro, utilizando os diferentes recursos do Projeto Incluir Brincando. 


Até junho deste ano, serão formados cerca de 200 participantes, entre professores de educação infantil, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e representantes da sociedade civil.


As pessoas interessadas pelo desenvolvimento inclusivo, brincar e infância poderão ter acesso gratuito à coleção Incluir Brincando pelo portal cmais, além de suas versões com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
 
Assista o Vídeo onde a personagem  "Bel entrevista o Ator Lazáro Ramos"







Fonte: ONU e UNICEF


Nenhum comentário:

Postar um comentário