31 de jul de 2014

Maceió sediará Simpósio de Educação Musical Especial



 A música como instrumento de inclusão de pessoas com deficiência e a difusão da prática da educação musical.


 Esses são os dois grandes temas que alicerçam a programação do II Simpósio Itinerante de Educação Musical Especial, marcado para o período de 02 a 04 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.


O encontro reunirá profissionais das áreas de música, saúde, pedagogia, psicologia, estudantes e público diverso. 


Já confirmada, a programação oferece palestras e oficinas destinadas à capacitação de profissionais que desenvolvem atividades para portadores de necessidades especiais, utilizando os recursos da música.


O Simpósio nasceu em São Paulo, há dez anos, por iniciativa das professoras Viviane Louro e Lisbeth Soares, ambas envolvidas com a pesquisa e prática da temática deficiência e educação musical. 


Esta é a segunda vez que  Maceió receberá o evento e pela primeira vez será realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura (MinC).


Temas 


Nesta segunda edição do Simpósio em Maceió, além das palestras com foco nos desafios e conquistas da educação musical inclusiva e a importância do trabalho em equipe, o evento reunirá os participantes em oficinas com as seguintes abordagens


- vivências em deficiência visual e educação musical, 

- práticas para musicalização infantil no contexto da inclusão, 

-  jogos pedagógicos musicais com enfoque na psicomotricidade,

-  jogos cênicos e atividades lúdicas em sala de aula, 

- dança e expressão corporal e inclusão.


A programação traz ainda apresentações musicais e cênicas com a Trupe do Trapo, grupo cênico-musical paulista formado por pessoas com e sem deficiência. Toda a programação pode ser conferida aqui.


Fonte: Tribuna Hoje


Nenhum comentário:

Postar um comentário