8 de ago. de 2014

Afiliadas da Globo disponibilizam audiodescrição para seus espectadores, na Paraíba


As TVs Cabo Branco e Paraíba passaram a oferecer um novo recurso de acessibilidade para os seus telespectadores. 


Graças à tecnologia de audiodescrição, os deficientes visuais agora podem acompanhar a programação nacional das emissoras de uma forma mais completa, ouvindo informações sobre as cenas.


O sistema de audiodescrição já é usado em grandes eventos, como na Copa do Mundo e em grandes exposições de arte, através de fones de ouvido distribuídos no local. 


Com a ampliação do recurso para a TV aberta, as pessoas com deficiência visual têm a oportunidade de saber o que está se passando nas cenas com a ajuda de um locutor que descreve imagens, sons, textos e outros detalhes perceptíveis apenas pela visão.


Segundo o gerente de programação das TVs Cabo Branco e Paraíba, Amadeu Lima, o serviço faz parte do projeto da Rede Paraíba de Comunicação de inclusão social. 


"Dessa forma, nós garantimos que os nossos telespectadores nos acompanhem com mais respeito e dignidade", disse.


A audiodescrição está disponível para quem assiste às afiliadas Globo no Estado pelo sinal digital, que já cobre 70% da população paraibana. 


Para ativar a função, os interessados precisam acessar as opções de áudio no menu da televisão com o controle remoto e escolher “Português 3”. 


Primeiramente, o sistema está sendo utilizado nas faixas de filmes Sessão da Tarde, Tela Quente, Temperatura Máxima, Domingo Maior e Supercine. 


Em breve, outras atrações da programação nacional e os telejornais locais das TVs Cabo Branco e Paraíba também ganharão o recurso.

Closed Caption também faz parte do projeto de acessibilidade


Além da audiodescrição, outro recurso de acessibilidade é oferecido pelas afiliadas da Rede Globo no Estado há muito tempo: o closed caption (em inglês, legenda oculta), que teve uma extensão significativa em 2013.


O sistema passou a funcionar também em programas locais das TVs Cabo Branco e Paraíba desde outubro do ano passado, ampliando o acesso à informação dos deficientes auditivos. 


Através das legendas, eles ganharam o direito de acompanhar a programação das afiliadas Globo com textos simultâneos que transcrevem tudo o que é dito e ainda narram os sons, como palmas, passos, trovões, música e risos que acontecem nas cenas.


As emissoras da Rede Paraíba de Comunicação são as primeiras do Estado a garantir que os surdos possam acompanhar os telejornais locais de forma mais clara e acessível, bastando apenas ativar a função pressionando o botão CC no controle remoto.


A preocupação da Rede Paraíba de Comunicação – grupo a que pertencem as emissoras – com a acessibilidade vai além dos serviços na televisão. 


O Jornal da Paraíba, por exemplo, mantém no portal do informativo um sistema pioneiro que disponibiliza diariamente edições especiais para os cegos. 


A tecnologia desenvolvida pela equipe de Sistemas e Métodos é capaz de transformar o banco de textos em mp3 e oferecer a versão completa do jornal em áudio, inclusive as colunas e os classificados. 


O sistema possui uma tela sintetizada, que pode ser comparada a um jogo de batalha naval, com números de 1 a 14 na vertical e letras de A até S na horizontal. Através desse mecanismo, os deficientes podem utilizar o mouse para identificar em que região da tela se encontram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário