26 de ago. de 2014

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo comemora 25 anos

Foto de diversos símbolos da acessibilidade


Há 25 anos, em 21 de agosto de 1989, era criado em São Paulo o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência como resultado dos movimentos sociais pela inclusão dessas pessoas na cidade.



O CMPD, como é mais conhecido, é o órgão que representa as pessoas com deficiência junto à Prefeitura de São Paulo, sendo o responsável por fiscalizar, elaborar e acompanhar a implementação de políticas públicas para a inclusão dessa parcela importante da população paulistana. 


Segundo dados do IBGE, a maior cidade do país possui 2,7 milhões de pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência.



Nestes 25 anos, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência participou de conquistas como a inclusão pelo SUS de ações preventivas a fatores causadores ou agravantes de deficiências, a adaptação arquitetônica de espaços de uso público, a reserva de 10% de unidades em projetos habitacionais para famílias com pessoas com deficiência e de 5% de vagas nos programas municipais de geração e complementação de renda. 


Atualmente, o Conselho têm atuado na reformulação do regulamento do Serviço Atende, da SPTrans, para transporte de pessoas incapacitadas de usarem a rede de ônibus e metrô.



O CMPD é formado por integrantes da sociedade civil, sendo 7 conselheiros titulares e respectivos suplentes, eleitos a cada dois anos por voto popular. 


A sua estrutura de funcionamento é disponibilizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.


Qualquer pessoa com deficiência e moradora da cidade de São Paulo, bem como representantes legais podem participar das atividades do CMPD. 


Para saber mais, acesse: www.prefeitura.sp.gov.br/cmpdwww.facebook.com/cmpdsaopaulo 



Fonte Vida Mais Livre
   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário