26 de ago. de 2014

Empresa lança jogo para pessoas com deficiência visual

Foto da capa do jogo


Buscando uma relação inclusão dos cegos no mundo dos games, Nordine Ghachi criou o A Bling Legend (Na tradução, "Uma Lenda Cega"), jogo que propõe um mundo totalmente auditivo e provando que apenas o áudio pode ser suficiente para uma experiência onde não há nenhuma imagem.


A história gira em torno de Edward Blake, um cavaleiro que perdeu a visão quando sua esposa foi sequestrada e agora precisa atravessar o reino e lidar com vários obstáculos no caminho. Sua filha, Louise, é a voz que guia o protagonista.


Para jogar, basta ter um aparelho móvel, fones de ouvido e prestar muita atenção. A técnica de gravação usada foi a microfonação binaural, que propõe para o jogador uma sensação de áudio 3D, onde várias dimensões do plano podem ser percebidas pelo som.


O touch screen do aparelho seria o Joystick. Movimentos marcados na tela indicam alguma ação no jogo.


“Nós queríamos colocar os gamers cegos e com deficiência no mesmo patamar de qualidade dos gamers com visão. Esse era nosso maior desafio”, explicou Ghachi em entrevista à BBC.


O jogo francês foi lançado recentemente após conseguir arrecadar o dinheiro necessário por um financiamento coletivo, o crowdfunding, e já recebeu o apoio de instituições voltadas para pessoas com deficiência, como a Valetin Haüy.


A Blind Legend será disponibilizado para download gratuito em francês e inglês no Itunes no ano que vem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário