13 de ago. de 2014

Novas cadeiras de rodas são entregues em Caraguatatuba, SP

Foto de uma cadeirante na cadeira de rodas


Na última quarta-feira, dia 6, 27 cadeirantes do município de Caraguatatuba, em São Paulo, foram contemplados com equipamentos como cadeiras de rodas, cadeiras de banho e ergotrol (estabilizador vertical regulável com ajustes de altura para estabilização de tronco e quadril, que permite ao paciente ficar de pé).


Os equipamentos foram cedidos aos moradores por meio de contrato de concessão de empréstimo. 


O prazo para troca da cadeira por uma nova é de três anos. Essa ação é feita pelo Governo Municipal por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de acordo com o Decreto Municipal nº 80, de 7 de maio de 2014, que disciplina a concessão de empréstimo dos equipamentos de tecnologia assistiva às pessoas com deficiência e idosos.


A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, explicou que somente no primeiro semestre deste ano, 72 equipamentos entre órteses, próteses, botas ortopédicas, bengalas, coletes estabilizadores, muletas, talas e cadeiras de rodas foram cedidas em empréstimo por meio do convênio com verba mensal, mantido com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).


“O Governo Municipal abriu licitação para suprir rapidamente a demanda reprimida e, assim, atender mais pessoas. No próximo mês, novos equipamentos serão entregues”, afirmou a secretária.


Cadeirante há nove anos em decorrência de um acidente de moto, Ricardo Alves dos Santos, 33 anos, disse que a nova cadeira é mais confortável e permite mais ajustes. Ellen Cristina Dias Braga, 29 anos, afirmou que seu novo equipamento aliviará as dores na coluna. O aposentado Irineu Peixoto, 87 anos, tem uma filha, Eliana, 32 anos, com paralisia cerebral. Ele disse que a nova cadeira permitirá à família e à filha maior conforto e mobilidade.


Para requerer esse empréstimo, o interessado deve encaminhar à secretaria a prescrição feita por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou médico.


As prescrições geralmente são feitas por profissionais que atuam nas secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Educação, Assistência Social e Saúde, Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguá (APAE), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais (Aponec), Instituto Pró+Vida e Lar Vicentino.


Capacitação – Nos dias 3 e 4 de julho de 2014, profissionais das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Educação e Saúde e de entidades parceiras, em Caraguá, participaram do curso de “Prescrição de cadeira de rodas e Adequação postural”. 


Na aula teórica, os participantes avaliaram questões clínicas, atividades que o paciente cadeirante faz, se estuda ou trabalha, como é o ambiente onde reside para prescrição da cadeira correta. 


Na aula prática, cinco pacientes já atendidos pela rede municipal foram avaliados juntamente com a cadeira de rodas que utilizam.


Fonte: Portal R3


Nenhum comentário:

Postar um comentário