19 de dez. de 2013

Descoberta francesa pode ajudar no tratamento da epilepsia

   - Portal Inclusão Brasil - Ações sociais e inclusivas

O gene encontrado é o DEPDC5, localizado no cromossomo 22. A esperança é encontrar um medicamento que cure a doença e não que trate apenas dos sintomas. A epilepsia é uma doença que atinge 50 milhões de pessoas no mundo, ou seja, menos de 1% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde, com dados de 2009. 

 
No Brasil, essa taxa é de 1,8%, sendo mais comum na infância. A epilepsia pode ser tratada em 70% dos casos, mas três quartos das pessoas atingidas estão em países em desenvolvimento e não têm acesso a tratamento.
 
A epilepsia é uma doença que atinge 50 milhões de pessoas no mundo, ou seja, menos de 1% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde, com dados de 2009. No Brasil, essa taxa é de 1,8%, sendo mais comum na infância. A epilepsia pode ser tratada em 70% dos casos, mas três quartos das pessoas atingidas estão em países em desenvolvimento e não têm acesso a tratamento.
 
A professora doutora Soniza Leon, chefe do Centro de Epilepsia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e pesquisadora do CNPQ, fala sobre a doença e sobre como agir para ajudar pessoas em crise. Temos também o depoimento de Clélia, de Santa Catarina, que conta sobre seu filho, que começou a ter crises epilépticas aos 8 anos.


Fonte:  RFI Português


Nenhum comentário:

Postar um comentário