9 de ago. de 2012

Como conseguir doação de cadeira de rodas pelo SUS.

Para conseguir uma doação de cadeira de rodas é necessário:

1°- Ir ao posto de saúde do SUS
2°- Pedir ao medico uma receita determinando a necessidade de ter a cadeira motorizada para livre locomoção,
3°- Com a receita em mãos procure a assistente social do posto de saúde para que ela faça o encaminhamento do pedido de doação


de acordo com, a lei abaixo apenas essa receita basta, pois de acordo com constituição a prescrição medica não pode ser descumprido pelo governo


A LEI:

COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - LEGISLAÇÃO FEDERAL ÓRTESE, PRÓTESE E MATERIAIS ESPECIAIS-OPM

 
1-MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE PORTARIA Nº 116, DE 9 DE SETEMBRO DE 1993 DO 176, DE 15/9/93

O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições e,considerando a integralidade da assistência, estabelecida na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Saúde (Lei nº 8.080 de 16.09.90);
Considerando que o atendimento integral à saúde é um direito da cidadania e abrange a atenção primária, secundária e terciária, com garantia de fornecimento deequipamentos necessários para a promoção, prevenção, assistência e reabilitação;Considerando que o fornecimento de órteses e próteses ambulatoriais aosusuários do sistema contribui para melhorar suas condições de vida, sua integração social,minorando a dependência e ampliando suas potencialidades laborativas e as atividades devida diária;
Considerando a autorização estabelecida pela RS nº 79 de 02/09/93 do Conselho Nacional de Saúde, resolve:

1 - Incluir no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde - SIA/SUS a concessão dos equipamentos de órteses, próteses e bolsas de colostomia constantes do Anexo Único.

2 - A concessão das órteses e próteses ambulatoriais, bem como a adaptação e treinamento do paciente será realizada, obrigatoriamente, pelas unidades públicas de saúde designadas pela Comissão Bipartite. Excepcionalmente, a referida comissão poderá designar instituições da rede complementar preferencialmente entidades universitárias e filantrópicas para realizar estas atividades.

3 - Caberá ao gestor estadual/municipal, de conformidade com o Ministério da Saúde, definir critérios e estabelecer fluxos para concessão e fornecimento de órteses e próteses, objetivando as necessidades do usuário.

4 - O fornecimento de equipamentos deve se restringir aos usuários do Sistema Único de Saúde que estejam sendo atendidos pelos serviços públicos e/ou conveniados dentro da área de abrangência de cada regional de saúde.
 
5 - Fica estabelecido que a partir da competencia setembro/93, o Recurso para Cobertura Ambulatorial - RCA será acrescido de 2,5 %, destinado ao pagamento das órteses e próteses fornecidas aos usuários.

11 comentários:

  1. Nossa muito legal seu blog...olha sou assistente social e mesmo assim, ainda não sabemos tudo...os caminhos e onde recorrer....obrigada abraços Juliana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana ,tudo bem?

      Que bom que gostou fique a vontade para sugerir algum tema sobre assistência social ..bjs e boa semana

      Excluir
  2. Tenho que esta quebrada a 10 ans o e ñ tenho dinheiro. para conserta. mais irei me informa mais obrigada bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tudo bom??

    Meu nome é Sara, sou universitária, não tenho deficiência de locomoção e moro na cidade de Presidente Prudente. Gostaria de ter mais informações sobre o assunto, pois hoje estva no centro de minha cidade, e avistei um senhor [foi a segunda vez que reparei nele] saindo do onibus. Ele tem uma das pernas amputadas e usa as mãos para se locomover, me condoí demias por ele. Admito que nem consegui encará-lo, e percebi que ele é invisível na multidão. Pensei comigo mesma, que sentir algo sem ação, não adiantaria muita coisa, e agora quero tentar conseguir a doação de uma cadeira de rodas para ele, por meio da prefeitura, ou de outro modo.. Toda e qualquer informação ou experiência que você puder me passar, me ajudará demais... pricipalmente ao senhor de quem falo.. infelizmente não sei nem o nome dele, mas procurarei me informar sobre sua realidade e condições.. que acredito ser dificeis, segundo suas vestimentas e aparência.. Desde já agradeço..

    Att,
    Sara

    ResponderExcluir
  4. Oi sofri um acidente onde quebrei a tíbia e vou ficar por volta de 2 meses sem poder andar isso no mínimo,conforme disse o médico.Depois terei que fazer fisioterapia mas a recuperação pode levar até 1 ano.
    Não tenho condições de comprar uma cadeira de rodas e meu tratamento é feito pelo sus.Será que consigo essa doação para ir as consultas,fisioterapia e perícia médica?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. A MINHA HISTORIA DE VIDA OQUE ACOMTECEU COM MIGO,

    OLA MEUS AMIGOS E AMIGAS QUANDO EU FUI ABORDADO PELO QUATRO lNDIVIDUS E ASSALTADO EU VOU CONTA UM POUCO DAR MINHA HISTORIA PRA VCS EU ME CHAMO CARLOS ALBERTO DOS SANTOS HOJE EU FIZER DE 18 ANOS E 2 MEIS POR UMA FATALIDADE DO DESTINO NO DIA 08 DE OUTUBRO DE 1994, EU ESTAVA VOLTANDO DOTRABALHO.
    MAIS COMO EU NÂO TINHA NADA PARA ENTREGAR AOS INDIVIDUS ELES RESOLVERAM ATIRA
    EM MINHA COSTAS TEM DE 18 ANOS E 2 MEIS.
    QUE EU ESTOU PARALITICO POIS O TIRO ATINGIU A MINHA
    ESPINHA HOJE EU SOU UM CADERANTE COM MUITO HORGULHO DE SER CADERANTE DEUS? ME DEU CAPACIDADE PRA MIM NUNCA DESETIR DE LUTA PELA MINHA VIDA.
    PORQUE FOI ELE QUE ME DEU A VIDA!NA MINHA VIDA EU TINHA 23 ANOS A DE 18 ANOS E 2 MEIS QUE EU LUTO PARA VIVER NESSE ANOS TODOS

    NO ANOS DE 1994 QUANDO ACONTECEU ESSA FATALIDADE .

    EU JA FIZ 28 CIRUGIA MAIS NÂO SE PRECNTAR RESTABELECER A MINHA SAÚDE PARA TENTAR UPER MEUS AMIGOS E AMIGAS NO MOMENTO O MAIS IMPORTANTE E TERESGATAR A MINHA,
    DIGNIDADE E AJUDAR DE ALGUMA FORMA A MINHA FAMILIA QUE TANTO AMO,

    ANTES EU VERGETAVA HOJE EU VIVO PORQUE DEUS ESTÁ NA MINHA VIDA HOJE EU AMO O MEU DEUS!!!

    ResponderExcluir
  6. sou layza larissa queria que alguem que não use mais cadeira de banho poderia ajudar o meu tio sale ele não consegue mecher as pernas direito se vc que esta lendo isso e poder doá uma cadeira de banho ligue para 88172810 ou 30331388 por favor não pasem trote isso não é brincadeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou divulgar seu pedido de ajuda. Espero q consiga.

      Você é de onde?

      Excluir
  7. Venho através deste e-mail solicitar uma oportunidade para ajudar um homem que teve um acidente e quebrou a coluna precisa de uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho de alguém conseguir entrar em contato comigo por e-mail sem condições de comprar obgda

    ResponderExcluir
  8. Estava a procura de cadeira de banho bh. Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir