Estas serão as primeiras graduações presenciais em Libras, no estado do Rio de Janeiro, já que os únicos cursos de ensino superior disponíveis, até então, eram na modalidade à distância.
Os cursos contarão com uma equipe de 16 professores, que serão selecionados através de concurso público.
No fim de outubro, o Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou a criação do Bacharelado em Letras - Libras: Tradução e Interpretação e da Licenciatura em Letras - Libras, cada um ofertando 20 vagas. Também foi aprovada a criação de uma turma especial de licenciatura, voltada para professores da rede pública estadual e municipal de ensino, na qual serão oferecidas mais 50 vagas.
Estes últimos terão ingresso diferenciado, sem necessidade de passarem pelo atual concurso de acesso da universidade, e estarão incluídos no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), programa em regime de colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estados, municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior do país.
Para concorrer às vagas, os demais candidatos passarão pelo mesmo sistema de acesso dos demais cursos da UFRJ, ou seja, deverão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e posteriormente escolher o curso através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Os
candidatos deverão realizar, ainda, Teste de Verificação de Habilidade
Específica (THE), durante a seleção. Quem fez o Enem este ano, poderá
incluir a graduação como opção no primeiro semestre do ano que vem.
O edital do THE para o curso já está disponível aqui e tem inscrições entre 18 de novembro e 2 de dezembro. A prova será no dia 8 de dezembro na Faculdade de Letras, que ganhará um departamento específico para a nova graduação. Os cursos são voltados tanto para alunos surdos quanto para ouvintes. Os candidatos que farão o THE devem ser proficientes em Libras.
No entanto, para a turma especial Parfor, não será cobrada a
proficiência, pois o projeto pedagógico vai contemplar mesmo os que não
têm conhecimento algum em Libras.
As graduações têm duração de quatro anos e serão lecionados no período noturno. A grade curricular contará com disciplinas como Estudos da Libras e respectiva Literatura, Estudos da Educação (formação pedagógica), Estudos da Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos, entre outras.
O profissional formado em Libras pode trabalhar em diversas áreas, focadas no ensino, na tradução e na interpretação, podendo atuar não só na área de educação, mas também em ambientes que exijam a presença de um intérprete, como aeroportos, entrevistas de emprego, eventos culturais e científicos.
Fonte: UFRJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário