20 de ago. de 2013

Organização x Acessibilidade

Segundo a NBR 9050/2004, "acessibilidade" é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaços, mobiliários, equipamentos urbanos e elementos. E ainda define que "acessível" é o  espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa. Lembrando que o termo "acessível" implica tanto na acessibilidade física quanto na comunicacional.


Conhecendo as definições de acessibilidade, torna-se mais fácil entender a necessidade de um ambiente acessível. Um sanitário acessível, por exemplo, precisa estar organizado para ser utilizado adequadamente.


Em várias situações as estruturas acessíveis até existem, mas devido a falta de uma organização adequada do ambiente, barreiras acabam impedindo o uso destas estruturas. Abaixo vamos observar algumas fotos que mostram a falta de organização, impedindo que ambientes e mobiliários acessíveis sejam utilizados adequadamente.






Existe um balcão acessível, com altura inferior livre. Porém, debaixo do balcão, há um cesto de lixo ocupando a área livre inferior, impedindo a aproximação frontal de um cadeirante.


Ainda podemos observar um capacho não nivelado com o chão, na frente do balcão, ao lado do piso tátil de alerta. Além de difcultar a manobra da cadeira de rodas, pode causar acidentes, pois qualquer pessoa pode tropeçar neste capacho.


Esta foto ilustra um ambiente desorganizado e com uma certa poluição visual, interferindo diretamente na sua funcionalidade. Uma simples organização permitiria que as pessoas utilizassem adequadamente estas estruturas acessíveis.






Este é um corredor de supermercado, onde sua largura é satisfatória. Entretanto, este espaço está estreitado devido ao posicionamento inadequado de mercadorias no próprio corredor, dificultando a circulação principalmente nos dias de maior fluxo de pessoas.


No canto superior esquerdo da foto há uma gôndola com alimentos congelados, porém um consumidor cadeirante, por exemplo, terá dificuldades para circular neste trecho e escolher um produto.

 

As mercadorias, além de estreitarem o corredor, causam uma confusão visual, tornando difícil escolher um produto devido à falta de organização.


Esta situação pode ser facilmente resolvilda, basta acomodar estas mercadorias nos seus devidos setores.





Além de não haver sinalização tátil junto às portas dos elevadores, existe um cesto de lixo com largura considerável logo abaixo dos comandos externos para chamar os elevadores.

O posicionamento inadequado dos cestos de lixo pode impedir que cadeirantes ou pessoas com baixa estatura consigam chamar o elevador. A solução é acomodá-los num local onde não interfira no alcance de qualquer comando ou mobiliário, tampouco na circulação interna do local.



Texto:Maria Alice Furrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário