23 de ago. de 2013

Vem aí o Assim Vivemos 2013 - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência

Logotipo do Assim Vivemos


Em 2013, o "Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência" chega à sua 6ª edição com a exibição de 26 filmes de 17 países diferentes. Com patrocínio do Banco do Brasil, o festival terá acesso garantido para pessoas com deficiência visual, auditiva e cadeirantes em todas as sessões.

O evento acontece de 21 de agosto a 1° de setembro, no Rio de Janeiro, entre 3 e 15 de setembro, na cidade de Brasília, e de 2 a 12 de outubro, em São Paulo, nas sedes do Centro Cultural Banco do Brasil.

O festival reúne produções nacionais e internacionais sobre o tema deficiência, sob a ótica da inclusão e com o objetivo de mostrar as capacidades das pessoas e sua inserção na sociedade.

O festival, que é bienal, comemora 10 anos de existência. O foco está em filmes que tenham a pessoa com deficiência como protagonista. 

Além disso, o festival também garante acessibilidade ao público, tanto para pessoas com deficiência visual, com audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille, e auditiva, com legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates.

Inédita, a programação traz novas abordagens sobre o tema do autismo e seu amplo espectro, sobre o tema da surdez e os posicionamentos conflitantes entre oralização e sinalização, sobre as moradias assistidas para pessoas com deficiência e as complexidades da institucionalização, entre outros temas relevantes.

O festival contará ainda com uma exibição especial do longa "As Sessões" (Fox Filmes), que servirá de tema para um dos quatro debates organizados sobre temas específicos, congregando pessoas com deficiência, profissionais especializados e realizadores.

O filme trata da vida afetiva e sexual de Mark O´Brien, personagem real que já foi retratado em um documentário exibido na primeira edição do evento "Lições de Respiração: a vida e a obra de Mark O´Brien". Os temas dos outros debates serão "Autismo e seus desafios", "Surdez e comunicação" e "Institucionalização das pessoas com deficiência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário