A NeuroSaber promove aula gratuita online sobre educação de autistas
para pais e professores quarta, 13, às 20:30, com a psicopedagoga Dayse
Serra.
A especialista, que também é doutora em psicologia clínica, irá
explicar sobre quais são os seis passos do processo de alfabetização de
um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O conteúdo do
encontro será transmitido pelo site http://entendendoautismo.com.br/ Site, mediante inscrição antecipada no mesmo endereço.
Segundo a Dra. Dayse Serra, a alfabetização de uma criança com TEA
começa no entendimento do funcionamento do pensamento do autista, como,
por exemplo, suas alterações no que diz respeito a percepção de mundo,
as sensações, os medos e seu desempenho linguístico.
”As tarefas com o autista precisam ser estruturadas e adaptadas às características específicas”.
Para a psicopedagoga, primeiramente, é primordial conhecer o nível de
gravidade da criança em questão, já que ela pode apresentar transtornos
adicionais. “Ou ainda uma gravidade maior. A partir disso será possível
projetar um caminho e ver se será um pouco mais longo ou não”.
Outro ponto indispensável para ela é a avaliação psicopedagógica.
Essa análise permitirá considerar os aspectos cognitivos, afetivos,
psicomotores e sociais do paciente.
Ela enfatiza que a importância de se
avaliar essas questões é que todas elas, de alguma forma, vão
interferir na aprendizagem e mais especificamente na alfabetização.
“Vão funcionar como peças de um grande quebra-cabeça”.
Em seguida, a especialista diz que é necessário verificar se o aluno
possui habilidades pré-acadêmicas, ou seja, se consegue suportar o
ambiente de uma sala de aula.
Por isso, deve-se levantar os seguintes
pontos com seriedade: será que esse estudante possui habilidades para se
concentrar? Ou conseguirá permanecer sentado por algum tempo?
Com essas respostas podemos prosseguir, pois a etapa posterior se
concentra no desenvolvimento da criança.
Avaliamos as particularidades
relacionadas com a habilidade da teoria da mente, já que a interpretação
requer a compreensão do significado e a inferência.
É preciso também
estar atento no aperfeiçoamento da capacidade de análise e síntese, pois
elas são importantes no processo de alfabetização diz.
O quinto passo, segundo a doutora, é o momento em que a criança toma
conhecimento dos elementos contidos em nossa língua como, por exemplo,
rimas, fonemas, aliterações, ou repetições de sons de consoantes
semelhantes.
“Uma boa sugestão é trabalhar com a música, pois facilita o aprendizado”.
A última etapa é a ocasião na qual se inicia todo o processo de
aquisição da leitura pela abordagem dos sons, explica a psicopedagoga.
Essa fase tem outras divisões, pois apresenta cada fonema e com uma
ordem previamente definida e cientificamente comprovada, com o
acompanhamento do alfabetizador.
Ainda assim há um percentual altíssimo de fracassos nessa área. E
apesar da diversidade dos métodos, nem todos são adequados para uma
criança ou jovem com TEA.
É fundamental que o educador pesquise bem para
entender o funcionamento do cérebro do autista.
Apenas dessa forma será
possível fazer as escolhas apropriadas para cada aluno e, assim, poder
trilhar um caminho melhor para o aprendizado, reforça.
Sobre a especialista
Dayse Serra é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense
(UFF), Doutora em Psicologia Clínica (PUC-RIO), é Mestre em Educação
Inclusiva (UERJ),
Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Ri de
Janeiro (FAPERJ) e Membro da Associação Brasileira de Neurologia,
Psiquiatria Infantil e Profissões afins (ABENEPI) e Psicopedagoga
especializada em TEA.
Sobre a Neuro Saber
O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores,
psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais,
médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de
aprendizagem e comportamento.
A iniciativa tem como objetivo
compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e
educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior.
***
Os seis passos do processo de alfabetização no TEA
Quando: 13/04/2016 (quarta-feira)
Horário: às 20h30
Palestrante: psicopedagoga Dra. Dayse Serra
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário