12 de abr. de 2016

Aula gratuita sobre alfabetização de crianças autistas



A NeuroSaber promove aula gratuita online sobre educação de autistas para pais e professores quarta, 13, às 20:30, com a psicopedagoga Dayse Serra. 


A especialista, que também é doutora em psicologia clínica, irá explicar sobre quais são os seis passos do processo de alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 


O conteúdo do encontro será transmitido pelo site http://entendendoautismo.com.br/ Site, mediante inscrição antecipada no mesmo endereço.


Segundo a Dra. Dayse Serra, a alfabetização de uma criança com TEA começa no entendimento do funcionamento do pensamento do autista, como, por exemplo, suas alterações no que diz respeito a percepção de mundo, as sensações, os medos e seu desempenho linguístico. 

As tarefas com o autista precisam ser estruturadas e adaptadas às características específicas”.

Para a psicopedagoga, primeiramente, é primordial conhecer o nível de gravidade da criança em questão, já que ela pode apresentar transtornos adicionais. “Ou ainda uma gravidade maior. A partir disso será possível projetar um caminho e ver se será um pouco mais longo ou não”.


Outro ponto indispensável para ela é a avaliação psicopedagógica. Essa análise permitirá considerar os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais do paciente. 


Ela enfatiza que a importância de se avaliar essas questões é que todas elas, de alguma forma, vão interferir na aprendizagem e mais especificamente na alfabetização. 


Vão funcionar como peças de um grande quebra-cabeça”.


Em seguida, a especialista diz que é necessário verificar se o aluno possui habilidades pré-acadêmicas, ou seja, se consegue suportar o ambiente de uma sala de aula. 


Por isso, deve-se levantar os seguintes pontos com seriedade: será que esse estudante possui habilidades para se concentrar? Ou conseguirá permanecer sentado por algum tempo?


Com essas respostas podemos prosseguir, pois a etapa posterior se concentra no desenvolvimento da criança. 


Avaliamos as particularidades relacionadas com a habilidade da teoria da mente, já que a interpretação requer a compreensão do significado e a inferência. 


É preciso também estar atento no aperfeiçoamento da capacidade de análise e síntese, pois elas são importantes no processo de alfabetização  diz.


O quinto passo, segundo a doutora, é o momento em que a criança toma conhecimento dos elementos contidos em nossa língua como, por exemplo, rimas, fonemas, aliterações, ou repetições de sons de consoantes semelhantes. 


“Uma boa sugestão é trabalhar com a música, pois facilita o aprendizado”.


A última etapa é a ocasião na qual se inicia todo o processo de aquisição da leitura pela abordagem dos sons, explica a psicopedagoga. 


 Essa fase tem outras divisões, pois apresenta cada fonema e com uma ordem previamente definida e cientificamente comprovada, com o acompanhamento do alfabetizador.


Ainda assim há um percentual altíssimo de fracassos nessa área. E apesar da diversidade dos métodos, nem todos são adequados para uma criança ou jovem com TEA


É fundamental que o educador pesquise bem para entender o funcionamento do cérebro do autista. 


Apenas dessa forma será possível fazer as escolhas apropriadas para cada aluno e, assim, poder trilhar um caminho melhor para o aprendizado, reforça.


Sobre a especialista



Dayse Serra é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutora em Psicologia Clínica (PUC-RIO), é Mestre em Educação Inclusiva (UERJ), 


Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Ri de Janeiro (FAPERJ) e Membro da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões afins (ABENEPI) e Psicopedagoga especializada em TEA.


Sobre a Neuro Saber



O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. 


A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior.


***

 

Os seis passos do processo de alfabetização no TEA


Quando: 13/04/2016 (quarta-feira) 


Horário: às 20h30


Palestrante: psicopedagoga Dra. Dayse Serra


*** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário