11 de dez. de 2015

Em Roraima, lei vai mapear pessoas com deficiência para evitar constrangimentos e atestar benefícios

 


A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nessa quarta-feira (9) o Projeto de Lei 218/2015 que prevê a emissão de carteiras de identificação a pessoas com deficiência. Com a aprovação do texto, a matéria segue para sanção da prefeita Teresa Surita (PMDB).


O projeto que é de autoria da vereadora Mayara Ferreira (PMDB), prevê a criação do Cadastro Municipal das Pessoas com Deficiência. 


Com isso, os deficientes físicos de Boa Vista poderão solicitar a emissão da carteira de identificação e, segundo a parlamentar, evitar diversos constrangimentos.


"Há muitas deficiências que não são visíveis. Por exemplo, no caso de uma pessoa que usa uma bolsa de colostomia, que fica debaixo da camisa, e vai usar uma fila de prioridade em um banco há o constrangimento de ter que levantar a blusa para mostrar a bolsa. Bastará apresentar o documento e receber o atendimento prioritário. Então, essa é a primeira ideia do projeto: diminuir o constrangimento no momento da identificação do deficiente", explicou Mayara.


Conforme a vereadora, a Lei ajudará também a mapear os cerca de 80 mil pessoas com deficiência que moram em Boa Vista, além de servir como guia para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão.


"Vamos encontrar essas pessoas para justamente trabalhar políticas públicas para elas. Até porque, quando falamos em transporte acessível, por exemplo, as pessoas acham desnecessário que existam muitos ônibus adaptados. No entanto, acredito que essa forma de pensar nasce justamente da falta de conhecimento de quantos deficientes existem na capital", pontuou.


Ainda de acordo com a parlamentar, a carteira poderá começar a ser emitida a partir de janeiro de 2016, caso seja sancionada pela prefeita. O documento terá validade em todo o território nacional.



Fonte: G1Vida Mais Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário