A Universidade de Brasília (UnB) utiliza
como referência o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG)
e o Jogo de Acessibilidade Digital em sua plataforma virtual de ensino desde
maio de 2015.
O objetivo é orientar os professores que atuam na
Educação a distância (EaD) e a comunidade acadêmica sobre a importância
de tornar os ambientes e materiais didáticos acessíveis a pessoas com
deficiência.
Os documentos e ferramentas fazem parte de um conjunto de
ações desenvolvidas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
(MP).
“Percebemos que trabalhar a questão da acessibilidade digital é contribuir para eliminar e reduzir as barreiras que podem dificultar ou até mesmo impedir o acesso às informações, aos ambientes virtuais e aos materiais didáticos”, explica Débora Furtado, servidora da Diretoria de Ensino de Graduação a Distância da UnB.
De acordo com Furtado, já foram
capacitadas mais de 4.500 pessoas entre junho de 2015 até fevereiro de
2016.
Segundo os dados do censo demográfico de 2010, realizado pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 23,9%
da população total do país têm algum tipo de deficiência, seja visual,
auditiva, motora ou intelectual.
A deficiência visual apresentou a maior
ocorrência, afetando 18,6% da população brasileira.
“O estudo mostra o quanto é importante trabalharmos pela acessibilidade digital. As ferramentas desenvolvidas pelo ministério estão disponíveis para todos os órgãos e instituições que desejarem realizar o mesmo trabalho feito pela UnB”, afirma Cristiano Heckert, secretário de Tecnologia da Informação do MP.
Documentos e Ferramentas
Lançado há oito anos, o eMAG é
uma ferramenta direcionada a profissionais que lidam com a elaboração
de páginas governamentais.
O documento traz um conjunto de recomendações
a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e
portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de
fácil implementação.
O Jogo de Acessibilidade Digital tem
omo objetivo ensinar os conceitos de acessibilidade digital de uma
maneira simples e lúdica.
As lições vão desde o primeiro contato com o
tema até os principais erros cometidos no desenvolvimento web.
Com
instruções simples, os jogadores aprendem quais são os entraves e
obstáculos que as pessoas com deficiência encontram ao tentar acessar
sites.
Fonte: Portal Brasil / Diversidade na Rua
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