11 de set. de 2013

Campeão paralímpico participa de Caravana da Inclusão em Pirassununga (SP)

André Brasil posa para foto
A Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, juntamente com a  União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), está na sua quarta edição, percorrendo dez cidades do interior paulista. Pirassununga é o 6º município a receber o encontro.


A Caravana consiste em uma série de encontros regionais, com o objetivo de conscientizar os participantes sobre os direitos das pessoas com deficiência, que incluem: educação inclusiva, trabalho, cidadania, reabilitação, entre outros.


O atleta do Time São Paulo na modalidade natação, Andre Brasil, estará presente na Caravana de Pirassununga. André tem 29 anos e teve poliomielite aos seis meses de idade. 


Como consequência, ele sofreu uma pequena sequela na perna esquerda. A natação começou muito cedo em sua vida, com a finalidade de reabilitação. Aos nove anos de idade, começou a participar de competições, com outros atletas sem deficiência. 


Descobriu o Esporte Paralímpico ao assistir as Paralimpíadas de Atenas em 2004 e, desde 2005, compete no desporto Paralímpico. O atleta compete pelas classes S10, SB9, SM10 nas respectivas provas: 50m Livre, 100m Livre, 400m Livre, 100m Costas, 100m Borboleta, 100m Peito e 200m Medley . O atleta defende o ECP - Esporte Clube Pinheiros de São Paulo, SP.


André foi medalha de ouro no Mundial de Natação em Montreal em 2013, jogos paralímpicos em Londres, em 2012, nos jogos Parapan-americanos de Guadalajara em 2011, no mundial da Holanda em 2010, no German Championship de Berlin em 2009 e nos jogos paralímpicos de Pequim em 2008.


Além da novidade, ligada ao esporte, neste ano declarado pela 22ª Cúpula Iberoamericana, como Ano Iberoamericano para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, vem somar-se aos parceiros da Caravana da Inclusão a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho - SERT, por meio do PADEF e o Poupatempo.


Além das atividades de exposição de temas e debates, haverá o "Mutirão do Emprego" e o apoio ao esporte, por meio do Time São Paulo, em todos os municípios que sediarão os encontros. 


Durante as Caravanas serão disponibilizados: emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª via); cadastro para vagas de emprego; encaminhamento para processo seletivo, mediante oportunidades de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras da região; e captação de currículos de pessoas com deficiência.


Para efetuar o cadastro e encaminhar para as vagas de emprego é necessário que o cidadão tenha 16 anos ou mais e apresente RG, CPF, Carteira de Trabalho e quando possível laudo médico. Para emissão da Carteira de Trabalho é necessário ter 14 anos ou mais: para 1ª Via - RG, Certidão de Nascimento e/ou Casamento original e 1 foto 3x4; para 2ª via - RG, Certidão de Nascimento e/ou Casamento original, 1 foto 3x4, carteira anterior ou qualquer documento que contenha o número e a série da carteira anterior.


A Caravana é aberta ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na abertura de cada evento. O objetivo é fomentar políticas públicas que assegurem a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência. A Caravana também apresenta ao público as ações e programas da Secretaria voltados às pessoas com deficiência.


Haverá Desfile de Moda Inclusiva e a mostra itinerante do Memorial da Inclusão.


4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania  


Data: 13 de setembro - sexta-feira

Horário: das 09h às 13h

Local: Centro de Convenções Professor Dr. Fausto Victorelli - Av Painguás n. 2014 - Pirassununga - SP


Inscrições: gratuitas, no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário