20 de set. de 2013

Semana Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência


Comemorando no dia 21 de setembro, a celebração é um momento para refletir e buscar novos caminhos de lutas por inclusão social e cidadania para todas as pessoas.


Somos todos Brasileiros


O espetáculo "Somos todos Brasileiros" marcou o início desta semana emblemática. O evento, realizado no último domingo, 15 de setembro, foi promovido pela Universidade Livre do Circo (Unicirco), com apoio da Prefeitura de São Paulo e da Petrobrás, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. 


A celebração contou com diversas apresentações: acrobacias, malabares e palhaços do Unicirco; Companhia de Ballet de Cegos Fernanda Bianchini; Maestro João Carlos Martins que tocou juntamente com a Orquestra Jovem Banchiana Filarmônica; e o grupo Paralamas do Sucesso.


Participaram do evento a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, o secretário adjunto da SMPED, Tuca Munhoz, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, e a vice-prefeita Nádia Campeão, representando o prefeito Fernando Haddad.


Setembro Acessível no Centro Cultural de São Paulo


Desde o início do mês de setembro, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) está apresentando o evento "Acesso Concreto". Uma programação de atividades relacionada ao tema para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, contando com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a fim de expandir essa discussão, proporcionar ao público com deficiência o acesso à programação cultural e propiciar aos artistas com deficiência a chance de apresentar seu trabalho.


No sábado (21/09), às 16h, haverá a Oficina - Inova Paulo Souza que irá apresentar e disponibilizar alguns projetos e tecnologias que apoiam a acessibilidade para que os usuários conheçam e avaliem. 


Já nos dias 21, 22, 28 e 29 de setembro, ocorrerá a Contação de Histórias, com uma proposta bem diferente: será em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e será "traduzida" para o português. 

Mais informações e programação completa estão no site do Centro Cultural São Paulo www.centrocultural.sp.gov.br.


Esporte acessível e mobilidade urbana na Virada 2013


Nos dias 21 e 22 de setembro acontece a sétima edição da Virada Esportiva. A secretaria de Esportes, Lazer e Recreação promoverá mais de duas mil atividades e cerca de 200 locais espalhados por toda a cidade.


Centros esportivos, parques, CEU's e outros cartões-postais de São Paulo, como o Vale do Anhangabaú e o Memorial da América Latina, serão ocupados desde as 8h da manhã do sábado até às 18h do domingo.


Pessoas com deficiência terão oportunidade de participar não apenas de atividades paradesporto como também de se juntar aos demais participantes em toda a programação. 


Mais informações no site: www.viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br.


Fonte: Rede Saci

Nenhum comentário:

Postar um comentário