25 de set. de 2013

Yahoo! Japão cria sistema de buscas para deficientes visuais

Criança segura carrinho feito por impressora 3d
Em se tratando de seu novo logo, o Yahoo! pode até ter errado feio, mas nem isso é capaz de tirar o brilho de Hands On Search, projeto criado pelo Yahoo! Japão junto com a agência criativa Hakuhodo Kettle Tokyo que consiste em uma máquina que combina o sistema de buscas online por comando de voz com uma impressora 3D.


Voltada para crianças com deficiência visual, a máquina funciona quando as crianças falam o que elas gostariam de pesquisar na internet: uma girafa, um tiranossauro, um avião, um cavalo. 


A máquina, então, ativa a impress ão 3D, transformando o resultado das buscas em objetos sólidos que a garotada pode tocar e sentir.


As informações 3D são oferecidas por grandes empresas, como a Nissan Motor e Tokyo Sky Tree, patrocinadoras do projeto. Quando os dados de um objeto não são encontrados, o Yahoo tenta localizá-los por meio de uma entidade chamada Links For Good.


A Hands on Search foi instalada na Escola de Educação em Necessidades Especiais para os Deficientes Visuais, da Universidade de Tsukuba.


É o tipo de coisa que faz a gente pensar em como a tecnologia pode ser usada para o bem…


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário