4 de mai. de 2016

Cabeleireiro de SCS atende surdos em Libras




Enquanto uns choram a crise, outros vendem lenços – ou cortam cabelos. Foi assim com Tiago Rocha, um jovem dono de salão de cabeleireiros atende pessoas com deficiência auditiva falando na língua delas: Libras, a Língua Brasileira de Sinais.


O profissional de 23 anos de idade, é ouvinte, mas há 1 ano e meio ele percebeu que o irmão, Daniel Rocha, – que é surdo profundo – sofria para ser compreendido quando precisava perguntar, ou comprar algo no comércio.


“Ele me pedia pra deixar escrito no celular dele o que ele queria, pra não ter problema na hora que fosse atendido.Como sou cabeleireiro e barbeiro, pensei o quanto seria difícil para os surdos pedirem um corte de cabelo, uma barba, alguma cor especifica etc”, contou Tiago 
 

A intenção do cabeleireiro, que aprendeu Libras para se comunicar com o irmão, é acabar com a dificuldade do cliente com deficiência auditiva e dar um atendimento mais personalizado, atencioso.

 

Vídeo em Libras


O próximo passo foi gravar um vídeo contando a novidade e divulgar a ideia nas redes sociais.


“Eu fiz um vídeo em LIBRAS convidando os surdos para irem no salão porque lá temos todos os serviços de cabelo, barba, sobrancelhas, depilação, estética. E que eu sou ouvinte, mas falo LIBRAS”,  explicou.


Deu certo. Logo o vídeo começou a ser compartilhado e os novos clientes começaram a chegar.


“Gostaram muito da ideia, o video viajou o pais todo e outros países, inclusive na época me ligaram via Skype pra tirar algumas dúvidas. O que percebi foi que eles se sentiam aliviados por finalmente conseguir falar exatamente o que tinham vontade”, explica.


Hoje, fora a clientela ouvinte, Tiago calcula que tem quase 50 clientes com deficiência auditiva que chegaram por indicação de outros surdos.


“Tenho clientes que são professores na PUC, designers gráficos, muitos trabalham com T.I… O retorno deles é o mais legal. Percebo que o que eu pensei no começo é tudo verdade. Eles ficam bem mais à vontade, conversam, brincam, vão em grupo no salão, fazem piada. Eles mesmos comentam que é bem mais fácil agora”, comemora.


Veja como é a conversa em Libras, durante o corte de cabelos dos cliente Heron Maturana Junior, e depois a opinião dele sobre o serviço, também em Libras (acione a legenda do vídeo para entender a conversa toda).






Onde



O salão do Tiago fica em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, Grande São Paulo. 


Se você mora nas proximidades, avise seu amigo deficiente auditivo. Agora, se é proprietário de um salão em outra região do Brasil, não é uma bela ideia pra ser copiada?


Supremo Cabelo e Estética

 

Rua Amazonas, 418, Centro, São Caetano do Sul – SP







Nenhum comentário:

Postar um comentário