23 de mai. de 2016

Jogador com deficiência inspirou acessibilidade do game Uncharted 4

 


Quem explorar o menu de opções do game Uncharted 4: A Thief’s End, para PlayStation 4, encontrará opções para garantir a acessibilidade do game para pessoas com deficiência. 


Essas mudanças, que permitem uma jogabilidade diferenciada, foram implementadas após um jogador com deficiência procurar a Naughty Dog, produtora do jogo, para reclamar de algumas características de Uncharted 2: Among Thieves, jogo do PlayStation 3.


O nome do jogador é Josh Straub e sua reclamação dizia respeito a alguns eventos – os populares “Quick Time Events”, onde é necessário apertar uma sequência de botões durante uma janela de tempo – que exigiam que os jogadores apertassem de forma rápida e repetitiva determinados comandos.


Straub entrou em contato com a responsável pela interface do usuário da produtora, Alexandria Neonakis, explicando que algumas ações exigidas pelo jogo acabavam impedindo que jogadores com deficiência pudessem terminá-lo sem a ajuda de uma outra pessoa.

Mais do que diversão


“No decorrer da vida, minhas opções de entretenimento foram ficando limitadas. O que os desenvolvedores de jogos precisam entender é que esses games fazem mais do que entreter pessoas com deficiência. Eles são como uma válvula de escape para as limitações que essas pessoas encontram na vida real”, afirma Straub. 


Para o jogador, os games também são um meio de socialização. 


“Eles geram um espaço social no qual, em vez de as pessoas serem julgadas pela sua aparência física, elas são avaliadas pelas suas ações e o que produzem no game”.


Entre as opções de acessibilidade de Uncharted 4, estão a possibilidade de segurar um botão – em vez de apertá-lo repetidamente -, a possibilidade de travar a mira em oponentes, o que diminui a necessidade de operar o analógico direito do controle, e a troca de cor dos times do modo multiplayer, que antes eram divididos em vermelho e verde e, agora, se tornaram vermelho e azul.


 
 
 
 

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