15 de jan. de 2016

Dicas de material escolar para alunos com deficiência












Estamos em janeiro, período do ano em que os pais começam a comprar o material escolar dos filhos. 


Por isso segue algumas  indicações de alguns recursos pedagógicos que podem facilitar a compreensão e execução por alunos com dificuldade de coordenação motora, déficit visual e cognitivo, proporcionando-lhe mais independência e autonomia de crianças com deficiência na execução das atividades escolares.

 

 confira as dicas abaixo:

 


Alunos com dificuldade de coordenação motora



Engrossadores que facilitam a preensão de canetas, lápis, pincel encontrei, na cor de cada lápis.






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O Grip Mercur se encaixa em vários tipos de materiais, como lápis, canetas, pincéis finos, entre outros.













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Já a tesoura adaptada facilita as atividades dos alunos com problemas de coordenação motora, dificuldades de preensão, dificuldade de graduação de força e lateralidade. 


Elas são facilmente encontradas em lojas de produtos ortopédicos ou papelarias. Aqui na internet encontrei umas no site da Loja Brinde as Compras e no site Amazon.






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Na seção Gambiarras do site do Diversidade há um passo a passo de como fazer essa tesoura: http://bit.ly/1NBJeRt (link para outro site)


Borrachão Mercur é grande e pesada, por isso, apaga áreas maiores e deixa os movimentos mais estáveis e seguros, principalmente para quem possui alguma dificuldade motora ou tremor nas mãos. 


Apaga escrita de lápis e lapiseira e possui o nome do produto em português, Libras e escrita de sinais impresso na borracha.











 
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Alunos com déficit visual


O aluno fixa o papel na reglete, e com o punção vai fazendo os pontos que formam as letras. Encontrei no site da loja Civiam esses e outros modelos.


Sorobã é um aparelho adaptado para o uso de pessoas com deficiência visual, se destaca pela rapidez e eficiência na realização das operações matemáticas e também pode ser encontrado na Loja Civian. 


Por conseguinte, os alunos com baixa visão poderão beneficiar-se do uso de suportes de leitura, pranchetas, lentes, lupas, telescópios e óculos especiais mediante orientação médica e, se necessário, um trabalho de estimulação visual e de orientação aos professores e à família.












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Alunos com déficit cognitivo



Nós estamos vivendo uma fase onde a utilização de aplicativos está revolucionando a vida das pessoas em todos os parâmetros. 


E com a educação não é diferente, a cada dia são criados novos aplicativos sugeridos para pessoas com autismo, paralisia cerebral, síndrome de down e dificuldades cognitivas de aprendizagem. 


Um outro exemplo de ferramenta pedagógica que auxilia na alfabetização de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e com dificuldades cognitivas de aprendizagem é o software Participar.

 
A ferramenta foi criada e implementada na UnB por professores e alunos do Departamento de Ciência da Computação, com o apoio da Secretaria de Educação do GDF e da UnBTV e está disponível, para ser baixado gratuitamente, no site do Projeto Participar.


Para vocês conhecerem melhor o software Clique Aqui








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