Estamos em janeiro, período do ano em que os pais começam a comprar o material escolar dos filhos.
Por isso segue algumas indicações de alguns recursos
pedagógicos que podem facilitar a compreensão e execução por alunos
com dificuldade de coordenação motora, déficit visual e cognitivo,
proporcionando-lhe mais independência e autonomia de crianças com deficiência na execução das
atividades escolares.
confira as dicas abaixo:
Alunos com dificuldade de coordenação motora
Engrossadores que facilitam a preensão de canetas,
lápis, pincel encontrei, na cor de cada lápis.
O Grip Mercur se encaixa em vários tipos de materiais, como lápis, canetas, pincéis finos, entre outros.
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Já a tesoura adaptada facilita as atividades dos alunos com problemas
de coordenação motora, dificuldades de preensão, dificuldade de
graduação de força e lateralidade.
Elas são facilmente encontradas em
lojas de produtos ortopédicos ou papelarias. Aqui na internet encontrei
umas no site da Loja Brinde as Compras e no site Amazon.
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Na seção Gambiarras do site do Diversidade há um passo a passo de como fazer essa tesoura: http://bit.ly/1NBJeRt (link para outro site)
Borrachão Mercur é grande e pesada, por isso, apaga áreas maiores e
deixa os movimentos mais estáveis e seguros, principalmente para quem
possui alguma dificuldade motora ou tremor nas mãos.
Apaga escrita de
lápis e lapiseira e possui o nome do produto em português, Libras e
escrita de sinais impresso na borracha.
Alunos com déficit visual
O aluno fixa o papel na reglete, e com o punção vai fazendo os pontos
que formam as letras. Encontrei no site da loja Civiam esses e outros
modelos.
Sorobã é um aparelho adaptado para o uso de pessoas com deficiência
visual, se destaca pela rapidez e eficiência na realização das operações
matemáticas e também pode ser encontrado na Loja Civian.
Por
conseguinte, os alunos com baixa visão poderão beneficiar-se do uso de
suportes de leitura, pranchetas, lentes, lupas, telescópios e óculos
especiais mediante orientação médica e, se necessário, um trabalho de
estimulação visual e de orientação aos professores e à família.
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Alunos com déficit cognitivo
Nós estamos vivendo uma fase onde a utilização de aplicativos está
revolucionando a vida das pessoas em todos os parâmetros.
E com a
educação não é diferente, a cada dia são criados novos aplicativos
sugeridos para pessoas com autismo, paralisia cerebral, síndrome de down
e dificuldades cognitivas de aprendizagem.
Um outro exemplo de ferramenta pedagógica que auxilia na
alfabetização de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e
com dificuldades cognitivas de aprendizagem é o software Participar.
A ferramenta foi criada e implementada na UnB por professores e alunos
do Departamento de Ciência da Computação, com o apoio da Secretaria de
Educação do GDF e da UnBTV e está disponível, para ser baixado
gratuitamente, no site do Projeto Participar.
Para vocês conhecerem melhor o software Clique Aqui
Fonte: Diversidade na Rua
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