Acessibilidade é um dos pontos chaves para projetos de mobilidade
urbana com objetivo de criar cidades mais inteligentes e amigáveis a sua
população, principalmente em grandes regiões metropolitanas como São
Paulo ou Rio de Janeiro.
Nessas cidades tarefas que deveriam ser simples
como pegar um ônibus tornam-se grandes desafios, principalmente para
pessoas com alguma deficiência física.
No Brasil, há aproximadamente 7 milhões de deficientes visuais, sendo
aproximadamente 1,35 milhões de cegos.
É pensando nessas pessoas que foi
criado o ViiBus, solução para ajudar deficientes visuais a utilizar o
transporte público.
O ViiBus
nasceu como projeto de conclusão de curso do engenheiro de
telecomunicações Douglas Toledo e acabou sendo um dos cinco vencedores
do Desafio Cisco de Inovação Urbana,
em 2015.
Como prêmio, sua startup tem participado de um processo de
aceleração durante cinco meses oferecido pela Cisco a fim de colocar em
prática sua ideia.
“Esse projeto de aceleração é uma porta para mostrar o projeto para o Brasil e para o mundo. Essa visibilidade está sendo muito positiva”, disse Toledo.
O primeiro passo para implementação do ViiBus é a instalação de um
protótipo do ponto inteligente no Porto Maravilha, projeto de
revitalização da área portuária do Rio de Janeiro que faz parte do
conjunto de obras realizadas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio
2016.
Como funciona?
O ViiBus é uma solução composta por um painel Braille para cegos e
esquema de cores para pessoas com baixa visão, notificações sonoras,
visuais e voz para todos os envolvidos no processo, além de uma rede de
sensor sem fio para comunicação entre ponto de ônibus e veículos ao seu
redor.
O usuário chega no ponto de ônibus e escolhe uma ou mais linha após ler
as transcrições Braille ou esquema de cores.
Quando a linha desejada
chegar próximo do ponto de ônibus, o usuário receberá uma mensagem de
voz avisando que o ônibus está chegando e o embarque é necessário, ao
mesmo tempo o motorista do ônibus irá receber uma notificação visual e
sonora de parada, pois uma pessoa com deficiência visual deseja
embarcar.
Caso tenha mais de um ônibus no mesmo ponto, há um indicador
sonoro na porta do veículo correspondente para guiar o usuário até a
linha correta.
Fonte: InfoMoney / Vida Mais Livre
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