8 de jun. de 2016

Rio vai ganhar dez espaços públicos de atividade física para pessoas com deficiência






A cidade do Rio de Janeiro vai ganhar 10 espaços para pessoas com deficiência praticarem exercícios ao ar livre


São estações de 27 metros quadrados com equipamentos criados a partir de sugestões e avaliações de atletas com deficiência, instaladas em pontos estratégicos da cidade.


Idealizado e patrocinado pela Sadia, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, o projeto foi apresentado no dia, 19/05, em frente ao Estádio do Maracanã, na esquina da Rua Professor Eurico Rabello com a Avenida Professor Manuel de Abreu, ao lado da ciclovia, onde já está funcionando a primeira estação.


As estações projetadas pela Mude – Mobiliários Urbanos Desportivos poderão ser usadas gratuitamente nos bairros do Leblon, Madureira, Tijuca, Deodoro e outras regiões.


“O foco dessa iniciativa é proporcionar maior integração entre pessoas que gostam de praticar alguma atividade física”, explica Liz Nery, gerente de consumer connection da Sadia, marca apoiadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.


Criados principalmente para cadeirantes, mas que podem ser usados por todas as pessoas, os espaços têm paralelas, barras fixas, bicicleta de mão e outras variações.


O surfista Andrezinho Carioca participou da elaboração dos equipamentos. Segundo ele, um dos principais pontos é a segurança do usuário, por isso, além de altura das barras, que respeita a distância do cadeirante em relação ao solo, foram instaladas faixas que ajudam a fixar as mãos.


Um detalhe fundamental é que o projeto segue as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 9050, que contém todas as especificações para construções com acessibilidade


Ainda há muitos projetos que esquecem dessa norma, embora o acesso a esse conteúdo seja livre e fácil.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário