6 de jul. de 2016

Lei que prevê atendimento odontológico para autistas em São Paulo




Já está em vigor em São Paulo a Lei nº 16.380/2016 que institui o atendimento especializado aos Pacientes com Deficiência Intelectual.

 
A lei determina que as ações de saúde bucal neste sentido serão desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o apoio de especialistas.


Profissionais em Odontologia que serão capacitados e especializados na área absorvendo novas técnicas e procedimentos que possibilitem melhoria na qualidade do atendimento das pessoas com deficiência intelectual.


O censo do IBGE de abril de 2012 acusou que 2,6 milhões de brasileiros apresentam deficiência mental ou intelectual


Em São Paulo, a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, divulgou, em 2010, a existência de 127.549 pessoas em tais condições.


“Pessoas com transtornos mentais precisam receber atendimento diferenciado pois dependem quase que totalmente do apoio de familiares ou de alguém responsável para a realização dos procedimentos básicos aos cuidados dentários”, informa o autor da lei, vereador Gilberto Natalini.

Segundo Natalini, a abordagem de pacientes com deficiência mental precisa ser realizada de maneira especializada. 


Eles precisam de atenção redobrada: podem ser reativos a estímulos sensoriais (o barulho do motor de alta rotação, por exemplo) podendo apresentar movimentos bruscos voluntária ou involuntariamente. Daí a necessidade de profissionais capacitados que efetuem uma abordagem gradativa”, destaca o parlamentar.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário