13 de nov. de 2015

Os mitos e as verdades sobre o ebola



Uma suspeita de ebola foi registrada nesta terça-feira em Belo Horizonte (MG), e o caso está sendo investigado pelo Ministério da Saúde.


O paciente é um homem de 46 anos vindo da Guiné. Ele deu entrada em uma unidade de pronto atendimento da região da Pampulha com dor de cabeça, febre alta e dor muscular. Seu nome não foi divulgado.


"Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e teve início a adoção do protocolo nacional estabelecido para casos suspeitos de ebola, como a comunicação à Secretaria Estadual de Saúde", diz o ministério em nota.


O homem será levado nesta quarta-feira para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro.


"Todos os pacientes e profissionais da unidade que tiveram contato com ele foram orientados e estão sendo monitorados", afirma o ministério.


O paciente chegou na sexta-feira passada da Guiné, país onde foram registrados 4 novos casos de ebola nos últimos 21 dias, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).


O país do oeste da África foi um dos mais afetados pelo surto: teve ao menos 2 mil mortes confirmadas relativas ao surto de ebola, cujo ápice foi em 2014.


Entenda a seguir os principais mitos em torno da disseminação da doença - e as reais explicações científicas para isso.

O vírus se propaga pelo ar, pela água e é contraído através do contato com quem está contaminado?



O contágio se produz quando os fluidos corporais de um indivíduo infectado toca alguma das membranas mucosas de alguém que não está contaminado.


Isso quer dizer que o sangue, o suor, a urina ou as fezes do portador do vírus têm que entrar em contato com os olhos, os orifícios nasais, a boca, os ouvidos, a área genital ou uma ferida aberta para contrair a doença.


O contato com lençóis, roupas ou superfícies infectadas pelo vírus também pode causar o contágio, mas apenas se houver algum corte na pele.

 

É possível ser contaminado por alguém que aparenta estar saudável?

 


É muito improvável que isso aconteça, mesmo se alguém for portador do vírus.


A razão é que os sintomas podem demorar até 21 dias para aparecer - período máximo de incubação da doença. E até que os sintomas sejam visíveis, não há contágio.


Uma pessoa só pode transmitir a doença se o vírus estiver em seu sangue e secreções.

 

Não se contrai o vírus através de relações sexuais?



Se um homem tem ebola, o vírus pode estar presente nos seus fluidos corporais, incluindo o sêmen. 


A Organização Mundial da Saúde acredita que o vírus pode permanecer nos fluidos do indivíduo até sete semanas após o paciente ter se recuperado.


Mas outros especialistas sugerem que a doença pode permanecer por até três meses, mesmo se médicos confirmarem não haver partículas virais no sangue.


Quem já teve ebola deve abster-se de relações sexuais ou usar preservativos durante esse período.

 

Alguém que morreu não pode espalhar a doença?



Embora o indivíduo tenha morrido, o vírus ainda pode estar presente. Por isso, especialistas em epidemiologia temem que a disseminação ocorra em práticas funerárias tradicionais realizadas em alguns países africanos, nas quais parentes ficam em contato direto com os mortos.


Nestes casos, a OMS recomenda o enterro imediato e o uso de luvas e roupas de proteção para o indivíduo que manipula o corpo.


Recomenda-se, também, o treinamento daqueles que lideram os funerais sobre os procedimentos a serem seguidos para evitar que a infecção se espalhe.

 

Um paciente pode transmitir a doença, mesmo que ele tenha se recuperado?

 

Normalmente, apenas as pessoas que têm os sintomas podem espalhar o vírus.


No caso de uma mulher grávida que recebeu alta, recomenda-se que ela não amamente o bebê.


Antibióticos, água salgada, leite e cebola crua podem prevenir o ebola?

 

O consumo destes alimentos não impede a contaminação pelo ebola. Além disso, a ingestão de água salgada - que alguns acreditam que pode curá-los da doença - pode ser perigosa, especialmente em dias quentes.


A OMS cita dois casos de pessoas na Nigéria que morreram por essa razão.


No momento não há cura para o ebola, mas vacinas estão sendo testadas. Se os testes forem bem sucedidos, profissionais de saúde terão prioridade em receber as injeções.


Você tem que usar produtos antissépticos caros para eliminar o vírus


Recomenda-se lavar as mãos com frequência, especialmente se você estiver perto de um paciente com o ebola.


O álcool em gel pode ser útil, mas se as mãos estiverem visivelmente sujas, é importante lavar com sabão e água limpa, segundo autoridades sanitárias.


Este é o surto que causou mais mortes, mas não é o primeiro.


Segundo a OMS, o vírus foi diagnosticado pela primeira vez em humanos em 1976, no Sudão e na República Democrática do Congo.


O surto ocorreu em uma aldeia perto do rio Ebola, daí o nome da doença. Cerca de 500 pessoas foram infectadas e 400 morreram.


Desde então, várias cepas do vírus surgiram no continente africano.




Fonte: BBC BRASIL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário