27 de jan. de 2015

iBrailler Notes traz teclado especial no iPad para pessoas cegas

Foto de páginas do aplicativo iBrailler
Um projeto de verão da Stanford University de 2011 demorou alguns anos, mas finalmente saiu do papel e tornou-se uma ferramenta super interessante para pessoas com deficiência visual que gostariam de ter um iPad


É o iBrailler Notes, um aplicativo que permite criar, editar e compartilhar notas em braile.


O app funciona de uma forma relativamente simples: ele coloca o teclado sempre embaixo dos dedos do usuário. 


Cada vez que a pessoa levanta as mãos, o teclado também “se movimenta”, e, de acordo com os gestos feitos pelo usuário, consegue traduzir os comandos para a formação de palavras. Ou seja, ele não fica só na parte inferior da tela, como os teclados normais. O usuário pode “digitar” em qualquer lugar do display.


Ele utiliza o Braille em Inglês de Nível 1, Nível 2 e também o Braille de Computador com Seis Pontos. Como um teclado em braille é bem diferente de um tradicional, foi preciso fazer esta adaptação. 


Por isso, o app é gratuito, mas os usuários podem assiná-lo por uma tarifa mensal que libera recursos extras. A ideia é torná-lo acessível para que as pessoas testem e, se gostarem, paguem pelo serviço, que não foi fácil de ser feito.


Juntando este aplicativo a outros recursos de acessibilidade, como o próprio VoiceOver, da Apple, que lê o conteúdo da tela para usuários com deficiência visual, este público já passa a ter uma facilidade de utilização dos dispositivos muito maior.


Fonte: TechTudo


Nenhum comentário:

Postar um comentário