Quase 46 milhões de brasileiros têm alguma deficiência física. Por aqui, a vida deles pode ser cheia de obstáculos, mas, em alguns países, as cidades estão cada vez mais acessíveis.
Quantas vezes você viu um cadeirante circulando pelas ruas brasileiras
sozinho, sem precisar da ajuda de ninguém? Totalmente independente? E
quantas vezes você entrou em um restaurante, e foi atendido por um
garçom surdo e mudo?
Quanto mais um país é desenvolvido, mais condições ele oferece para uma
pessoa com deficiência levar uma vida normal. E é por isso que nos
Estados Unidos, em países da Europa e também no Canadá, é muito mais
comum ver pelas ruas pessoas com deficiência do que no Brasil.
É a situação de três brasileiras: Regina é arquiteta, Michele é estilista, e Mila, publicitária.
Michele Simões: Nas ruas do Brasil, pelo menos de São Paulo, eu não consigo andar sozinha.
Fantástico: Nunca?
Michele Simões: Não.
Mila Guedes: No Brasil as calçadas são cheias de buracos, são
irregulares, tem degraus. É impossível eu andar. Lá, eu sempre dependo
de outras pessoas para me conduzir.
Regina Cohen: Eu gosto à beça de fazer compras no supermercado, de ir
na farmácia, de olhar as coisas. Todas as lojas têm degrau.
Mila Guedes: E o provador? É impossível! Aqui você tem provador para quem tem deficiência.
Vítimas da falta de acessibilidade nas cidades brasileiras, Mila e
Michele saíram do Brasil para experimentar um pouco da vida onde pessoas
com deficiência são mais respeitadas.
Elas são blogueiras, e querem
passar a experiência para frente. Incentivar outros cadeirantes a
viajar.
“Para a minha surpresa muitos deficientes querem viajar, e muitos
deficientes têm os mesmos medos que eu tinha, as mesmas dúvidas”, conta
Michele.
Esta é a primeira vez que ela viaja sozinha, sem companhia de
ninguém. Só ela e sua cadeira. Foi para Montreal, no Canadá.
Hospedou-se
em um apartamento com portas e banheiro acessíveis para cadeirantes e
experimentou uma liberdade única na sua vida. “Se o lugar não é
deficiente, eu não me sinto deficiente”, explica.
Pequenos detalhes, grandes diferenças. “Existe o botãozinho mágico.
Você tá no banco, você aperta e a porta já abre, e você consegue entrar,
e não fica passando aperto para conseguir abrir ou fechar a porta”, diz
Michele. E o botão ‘mágico’, está na porta de escolas, shoppings e
edifícios.
Fantástico: Se você estivesse no Brasil, como seria?
Michele: Eu tenho ou que usar a própria cadeira, eu vou empurrando a porta.
Fantástico: Mas bate na sua perna?
Michele: Bate, não tem jeito. Ou pedir ajuda para alguém, né. A melhor
parte é quando você não precisa pedir ajuda, porque aí você volta a se
sentir segura. Nossa, eu posso ir para qualquer lugar.
Se na entrada do prédio tem escadas, ao lado tem um elevador para
cadeirantes. E, nas esquinas, as calçadas são rebaixadas para dar acesso
a qualquer tipo de cadeiras de rodas.
Em Montreal, Michele pode fazer
passeios de turista. Ir a um museu, por exemplo. Coisas a que um
cadeirante nem sempre tem acesso no Brasil.
A arquiteta Regina veio participar de um congresso mundial sobre
turismo acessível. Apresentou um projeto interessante: a praia para
cadeirantes. Um espaço criado para a cadeira andar sobre a areia.
E
criticou a falta de acesso aos pontos turísticos do país, no ano que
antecede os jogos paralímpicos de 2016.
“Cristo redentor, ponto
turístico importante da cidade do Rio de Janeiro. Por que colocaram uma
escada rolante, que custou caríssimo? Porque não colocaram um elevador?
Escada rolante para cadeira de rodas não é bom. A cidade tem que ser
universal, para todos”, afirma.
Você entra em um restaurante e os garçons se comunicam com os clientes
na linguagem dos sinais: são todos surdos e mudos.
No cardápio, os
clientes aprendem os sinais para pedir os seus pratos. Depois de dar uma
rápida estudada, resolvemos tentar.
Renata Ceribelli: “Eu quero uma salada verde, com frango, ok?”. Eu
confesso que eu fico envergonhada de saber tão pouco sobre a linguagem
dos sinais, mas a ideia do restaurante é justamente essa: você vir até
aqui, e aprender a se comunicar com eles.
A condição deles não parece ser uma barreira. Pelo contrário. O
restaurante está cheio. “É excelente, interativo, uma experiência
fenomenal”, elogia um cliente.
Perguntamos para um outro cliente se ele vai se comunicar mais
facilmente com surdos e mudos depois dessa experiência. “Sim”, ele
responde na linguagem de sinais.
“Tenho amigos que são surdos e eu nunca tentava falar com eles em
sinal, eu sempre mandava mensagem escrita no celular e era assim que a
gente conversava. Acho que agora quando eu encontrar com eles, vou pelo
menos tentar falar por sinal. Ter menos vergonha de tentar”, comenta um
brasileiro, também cliente do restaurante.
Confira o blog Guia do Cadeirante Viajante aqui.
Fonte: Fantástico
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