26 de jan. de 2015

Sentir prá Ver - arte através dos sentidos tem programação intensa em sua reta final

Grande espaço branco com manchas de tinta de todas as cores. Ao ldo de um cavalete com uma tela, um homem, também pintado de todas as cores, se contorce.
Marcos Abranches – Corpo Sobre Tela

Finalizando sua temporada em grande estilo, o projeto apresenta, em fevereiro, um espetáculo de dança - onde o bailarino Marcos Abranches utiliza o próprio corpo como pincel na concepção de imagens abstratas; uma palestra voltada especialmente a educadores e profissionais da mediação cultural; duas oficinas que partem da temática da acessibilidade, além de uma série de intervenções ligadas à Literatura e Cultura Digital. 


Paulistano de 37 anos, o bailarino Marcos Abranches apresenta a performance “Corpo Sobre Tela”, espetáculo desenvolvido em parceria com o diretor artístico Rogério Ortiz e inspirado na vida e obra do pintor irlandês Francis Bacon. 


Trata-se de uma performance na qual o artista usa seu próprio corpo e movimentos como “pincel” para a criação de imagens abstratas em grande escala. Gestos singulares do dançarino expressam dramaticidade e movimentos impregnados de cores e sentimentos inquietantes. “Corpo Sobre Tela” terá apresentação única no Teatro do Sesc Santo André no dia 1º de Março, domingo, às 19h.



Curadora e Coordenadora Pedagógica da exposição “Sentir prá Ver”, Amanda Tojal ministrará a palestra “A Acessibilidade nas Ações Educativas”, voltada aos profissionais com atuação em espaços expositivos. 


Com experiência em projetos de acessibilidade, Amanda discutirá sobre ações inclusivas e políticas públicas com base em suas vivências na área cultural. Programada para o dia 24 de fevereiro às 19h30, a palestra gratuita acontecerá no Teatro da unidade.
 
Na oficina “Recursos Acessíveis: Conheça e Jogue!” um painel informativo é utilizado para apresentar ao público os principais recursos de acessibilidade disponíveis em ambientes cotidianos, mas com funções nem sempre conhecidas. 


Atividades práticas, como aprender a escrever o próprio nome em Braille e em libras, estão no roteiro. Já na oficina “Acessibilidade Web: Medidas Básicas de Inclusão”, o papel da Internet enquanto ferramenta inclusiva será discutido. Também será realizada uma ação de mediação para navegação em sites que atendem aos padrões de acessibilidade.



A programação na íntegra, com a série de encontros, intervenções e oficinas, pode ser conferida a seguir:

 
EXPOSIÇÃO 'SENTIR PRÁ VER'
 

Partindo de recursos de acessibilidade universal, “Sentir prá ver” propõe a fruição artística para todos através dos sentidos.
 

Artes Visuais
 
Exposição 'Sentir prá ver' - Gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo
 

Partindo de recursos de acessibilidade universal, “Sentir prá ver” propõe a fruição artística para todos através dos sentidos.
 

São 14 reproduções fotográficas de obras brasileiras pertencentes ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo acompanhadas por recursos multissensoriais, que constroem assim, múltiplas interações da arte com seu público. 


A seleção abrange obras brasileiras do final do século XIX e meados do XX, ilustrando os principais temas das artes plásticas: natureza morta, retrato, cenas, marinha, paisagem rural, urbana e abstração. 


Cada um é representado por duas obras, trazendo soluções e tratamentos distintos para um mesmo tema, promovendo leituras comparativas que buscam enriquecer o repertório artístico e cultural do público.



A curadoria da exposição é de Amanda Tojal, museóloga e educadora, consultora em acessibilidade e ação educativa inclusiva para públicos com deficiências em museus e instituições culturais como MAC – USP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu do Futebol, Museu de Arte do Rio de Janeiro, Museu Oscar Niemeyer (Curitiba) e MIS-RJ.
 
No Espaço Galeria.
 
Livre
 
Grátis
 
04/12/2014 a 01/03/2015.
 
Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados e domingos, das 10h às 18h30  


***

Oficina


Recursos acessíveis: conheça e jogue! 

 
Você sabe o que é um piso tátil? O que são LIBRAS? E Braille? Já ouviu falar em alto contraste? Sabe a real utilidade da audiodescrição? E do closed caption? 


Todos são recursos de acessibilidade presentes em nosso cotidiano que muitas vezes nos passam desapercebidos ou não sabemos sua real função e a importância de estarem espalhados pelas cidades. 


No espaço oficina você encontrará um painel que mostra esses e muitos outros recursos fundamentais para favorecer o acesso universal e autonomia a todos. Conheça o dominó tátil, escreva seu nome em Braille ou em LIBRAS. Perceba que a comunicação é muito mais do que falar, ouvir ou ver!



No Espaço Oficina
 
Livre
 
Grátis
 
04/12/2014 a 01/03/2015.
 
Terça a sexta, das 10h às 21h30
 
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30  


***

Palestra  - A acessibilidade nas ações educativas  


Garantir a participação efetiva e autônoma de todos os públicos, respeitando as diferenças e necessidades de cada indivíduo é o pensamento que permeia o trabalho de Amanda Tojal, museóloga e arte educadora. 

 
Nesta palestra voltada principalmente para educadores, professores e monitores, Amanda abordará temas relacionados a políticas públicas de acessibilidade, principalmente voltadas para a área cultural, como é o caso da ação educativa inclusiva em museus e instituições culturais. 


Além disso, trará experiências e relatos sobre esses programas de acessibilidade.
 

Amanda Tojal é museóloga e educadora de museus. É responsável pelo projeto de acessibilidade da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da USP (SP), do Museu do Futebol (SP), Museu Afrobrasil (SP), Museu de Arte do Rio (RJ), Museu da Imagem e Som (RJ), Museu Oscar Niemeyer (PR), dentre outros.


No Teatro.
 
Palestrante:  Amanda Tojal

Livre
 
Grátis
 
24/02. Terça, das 19h30 às 21h30 


 ***

Dança


Espetáculo  - Corpo sobre tela
 

Inspirado na vida e obra do pintor irlandês Francis Bacon, Corpo sobre Tela é uma performance do bailarino Marcos Abranches na qual o artista usa seu próprio corpo e movimentos como “pincel” para a criação de imagens abstratas em grande escala. Gestos singulares do dançarino expressam dramaticidade e movimentos impregnados de cores e sentimentos inquietantes, repletos de intensidade artística. Marcos Abranches teve paralisia cerebral. Desde os 24 anos, dedica-se profissionalmente à dança, tendo trabalhado com coreógrafos como Sandro Borelli, Marta Soares e Jorge Garcia. Em 2005 criou sua própria companhia, Vidança. 

 
Ficha Técnica:
 
Intérprete Criador: Marcos Abranches
 
Direção artística: Rogério Ortiz
 
Preparação Corporal: Luciana Beloli
 
Iluminação e cenário: Rogério Ortiz
 
Fotografia de divulgação: Rogério Ortiz
 
Colaboração artística: Alfredo Toné
 
Artista convidado: Juliano Vendemiatti (músico)
 
Direção Executiva e Figurino: Cia Vidança SP



No Teatro. 

Não recomendado para menores de 12.
 
Grátis
 
01/03. Domingo, às 19h 

 
***
 


Artemídia e Cultura Digital

oficinas



Acessibilidade web: medidas básicas de inclusão
 

A internet, ainda que conecte pessoas e compartilhe informações em proporções gigantescas, tem limitações quando o assunto é acessibilidade. Isto por conta de detalhes de programação na web que poderiam fazer a diferença. A atividade propõe uma reflexão a respeito do quanto a web é ou não inclusiva a partir daquilo que pode ser melhorado para promover o acesso universal à rede. Os participantes farão uma navegação orientada por sites que utilizam esses recursos.
 

Na Internet Livre. Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência.
 
Livre  

Grátis
 
13/02. Sexta, das 15h30 às 17h30
 
27/02. Sexta, das 15h30 às 17h30
 

Intervenção - Narrativas Sonoras
 

Criar micronarrativas a partir do acervo da biblioteca é a proposta da artista Renata Roman em “Narrativas sonoras”. A atividade quer instigar os participantes a pensarem na criação de histórias, roteiros e interpretação para gravar. Além disso, procura levantar reflexões sobre a democratização do acesso ao mundo das palavras a todos os públicos.



Na Internet livre e Biblioteca.
 
Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência.
 
Livre  

Grátis
 
07/02. Sábado, das 10h30 às 13h30


***


Sentir prá ver os sons
 

Um passeio pela exposição “Sentir prá ver” captando o áudio das impressões provocadas pelo conteúdo das obras. Após a visitação, os participantes irão até à Internet livre fazer a gravação desses registros e trocar impressões sobre as fruições artísticas provocadas pela exposição.



Na Internet Livre e Espaço Galeria
 
Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência.
 
Livre
 
Grátis
 
28/02. Sábado, das 10h30 às 13h30


 ***


Literatura



Intervenção  - Poemas sussurrados 
 
 
Em busca de uma sensibilização à escuta e à linguagem poética, a artista Renata Roman propõe a intervenção “Poemas sussurrados”. Ao pé do ouvido, com os olhos fechados e ao som de caixinhas de música, a pessoa escuta um poema sendo declamado pela artista.



Na Área de Convivência.
 
Livre
 
Grátis  08/02. Domingo, das 13h às 16h 

01/03. Domingo, das 13h às 16h
 


***

Contação de Histórias – Com o Grupo Êba: A Árvore de Palavras
 

Proporcionar uma viagem ao mundo da imaginação a todos despertando os sentidos: essa é a proposta do GRUPO ÉBA em suas contações de histórias em língua portuguesa e língua brasileira de sinais. 


O grupo propõe a sensibilização do corpo através de brincadeiras lúdicas que se entremeiam às narrativas contadas. 


Em dezembro trarão ao público o espetáculo “A árvore de palavras”: planta-se o pé de palavras, de lá, cada história é colhida. Narrativas que passam por contos do folclore mundial, contos contemporâneos e mitos de criação. 


Entre cada história contada, são feitas brincadeiras que entretêm, distraem e concentram novamente a criança para a próxima contação. Atividades novas e ‘clássicas’ são adaptadas a uma proposta bilíngüe, onde tudo deve fazer sentido para aqueles que ouvem e que não ouvem. 


Para isso, os gestos, ritmos corporais, vibrações e recursos visuais são usados e abusados, para que todos possam participar. Em todos os momentos, a interação entre culturas é proporcionada.



No Espaço de Eventos. 

Livre 

Grátis
 
21/02. Sábado, das 16h às 17h
 
***


Os sentidos da poesia com Cia. Alcina da Palavra
 

Despertar os sentidos em uma sala ambientalizada com velas, folhas, cheiros, sabores e música, proporcionar um relaxamento corporal para então ouvir poesias com os olhos vendados.


Na Sala Múltiplo Uso.
 
Livre
 
Grátis
 
28/02. Sábado, às 16h

***


Como ler um livro 
 
 
A biblioteca do Sesc Santo André ganha um espaço com equipamentos e livros em formatos acessíveis para que todos possam ler. Descubra que a leitura não é feita apenas para olhos que enxergam as letras miúdas de um livro, ela também pode ser através dos ouvidos e mãos, com o auxílio de equipamentos que aumentam o tamanho das palavras e imagens, entre outros recursos disponíveis no local. O importante é que por meio de uma biblioteca 

acessível, todos leem.


Na Biblioteca.
 
Livre
 
Grátis
 
03/01 a 01/03.
 
Terça a sexta, das 10h às 21h30
 
Sábados e domingos, das 10h às 18h30
 


***
 
Exposição Sentir prá Ver
 

De 4 de dezembro de 2014 a 1 de março de 2015.
 
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
 
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
 
Na Galeria.


***


SESC SANTO ANDRÉ

 
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar.
 
Telefone: (11) 4469-1200 

Acesso para pessoas com deficiência
 
Estacionamento: Desconto de 50% para matriculados.
 


Fonte: Rede Saci 


Nenhum comentário:

Postar um comentário