16 de nov. de 2016

MIS expõe obras de pessoas com deficiência do Instituto Olga Kos




Na quarta-feira, dia 09/11 o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), abriu uma exposição com obras de participantes do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), que atende pessoas com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down.


O trabalho é inspirado na vida e obra de Verena Matzen, artista plástica argentina que utiliza cores claras e confortantes em seus trabalhos. 


O módulo do qual ela participou teve como objetivo exercitar a memória dos participantes e ajudá-los a conquistar mais autonomia para desenvolver a prática artística.


“Todos estavam muito bem preparados. Fiquei emocionada com a visão das crianças, jovens e adultos que participaram deste módulo. Eles conseguem ver aspectos que muitas vezes não conseguimos enxergar. A sensibilidade é muito aguçada”, disse Verena. 


A exposição faz parte do projeto Resgatando Cultura, do IOK, que edita livros sobre a arte brasileira com intuito de divulgar a diversidade cultural e artística do nosso país. 


O livro sobre Verena, A Cerimônia do Encontro, de Jacob Klintowitz, será lançado no dia 17/11, também no MIS


Já participaram desse projeto artistas como Takashi Fukushima, Marcello Grassmann,  Ivald Granato, Inos Corradin, Mário Gruber e Guto Lacaz, entre outros.  


A previsão é de que, este ano, o IOK atenda cerca de 3.500 pessoas com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down, por meio da arte e do esporte. 


O resultado desses encontros de Verena com os participantes das oficinas poderá ser conferido até o dia 20/11. 


Todas as obras (dos participantes e da Verena) estarão à venda, e parte da renda será destinada à manutenção do projeto, enquanto outra parte será direcionada ao(s) autor(es) das obras. 


A entrada é gratuita.


***

Exposição

 
Data
: de 9 a 20/11

Local: Museu da Imagem e do Som, na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo

Horáriode terças a sábados, das 12h às 20h e aos domingos e feriados, das 11h às 19h

Entrada gratuita
 

*** 
 

Lançamento do livro A Cerimônia do Encontro


Data: 17/11

Local: Museu da Imagem e do Som, na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo  
Horário: das 19 às 22h, com sessão de autógrafos  
Entrada gratuita


*** 
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário