25 de mar. de 2014

Mudanças garantem mais acessibilidade no IOS 7.1

foto da tela de acessibilidade do IOS 7.1
Além de compatibilidade com o novo sistema CarPlay e algumas mudanças na interface, a Apple dedicou atenção a vários recursos de acessibilidade no iOS 7.1


Embora a maioria deles seja voltado a usuários com pouca visão, o sistema também traz recursos para os usuários cegos e aqueles que tem dificuldades motoras.
 

Para os deficientes visuais
 
 
No geral, o iOS 7 tem sido um desafio para os usuários com pouca visão. Muitas das escolhas de estilo, como as transparências, baixo contraste e falta de botões claramente definidos dificultam a interação com o sistema. 


E isso se torna um desafio ainda maior se levarmos em conta que a visão é variável: o que funciona bem para um usuário pode não funcionar com o outro.
 

A Apple começou a resolver isso adicionando opções para mostrar o contorno dos botões, mais opções e contraste e ampliando alguns dos recursos já existentes em Ajustes > Geral > Acessibilidade. No geral este é um passo importante na direção certa, mas ainda há muito o que fazer.

 
Várias das mudanças são voltadas a deficientes visuais
 

Um problema ainda sem solução é a falta de consistência no teclado do iOS. Como ele pode ser claro ou escuro, dependendo do app ou da situação, encontrar a combinação perfeita de ajustes para pouca visão que funcionem para qualquer usuário é um exercício em meio-termos.
 
O fato de que muitos recursos de acessibilidade agora podem ser ativados ou desativados usando o Siri ajuda um pouco, mas mesmo assim os usuários podem não encontrar o ajuste perfeito para as suas necessidades. Uma opção de acessibilidade para definir um esquema de cores estático para o teclado seria um grande passo rumo à solução deste problema.
 
Os vários ajustes interagem entre si de diferentes formas, e por causa disso os usuários com pouca visão devem experimentar diferentes combinações para encontrar a que funciona melhor. Esperamos que a Apple continue neste caminho e expanda o número de opções para ajudar o maior número de usuários possível.
 
Mudanças no VoiceOver
 
 
O VoiceOver, a tecnologia de leitura de tela da Apple que lhe diz o que está na tela e ajuda a navegar por ela, também sofreu algumas mudanças, embora em sua maioria elas sejam correções de bugs e pequenos ajustes para melhorar a experiência como um todo. Por exemplo, apps que foram recentemente atualizados anunciam isto quando seu ícone é tocado. 


A barra de endereços do Safari pode falar a URL sem que você tenha que tocar para editá-la. O VoiceOver se comporta melhor quando há outro áudio tocando e a qualidade de algumas das vozes foi ligeiramente melhorada.

 
Usando a câmera como um controle
 

O iOS 7 já tinha um recurso de acessibilidade chamado Switch Controle que permitia aos usuários com dificuldades motoras controlar o aparelho usando um dispositivo externo, conectado via Bluetooth por exemplo. 


A novidade no iOS 7.1 é a capacidade de usar a câmera do aparelho como um controle. Toque em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Controle Assistivo e então em Controles. Toque em Adicionar Novo Controle… e você verá a opção Câmera.
 
Toque nas opções Cabeça à Esquerda ou Cabeça à Direita e você verá vários comandos possíveis incluindo Tocar, Botão Início, Central de Notificações, Siri e controles de volume. Ou seja, ligando o Controle Assistivo você pode usar movimentos da cabeça, detectados pela câmera frontal, para enviar comandos ao seu aparelho.
 
Isso expande o número de usuários com dificuldades motoras que podem começar a usar imediatamente um dispositivo iOS assim que ele sai da caixa, já que não exige que hardware extra seja conectado a ele.
 
Há mais por vir
 

A Apple fez grande progresso na acessibilidade no iOS 7.1, mas ainda há alguns bugs. Está claro que os usuários com pouca visão foram o foco desta vez, mas ainda há trabalho a ser feito. Temos certeza de que veremos ainda mais melhorias e recursos no iOS 8.
 

Fonte: Macworld


Nenhum comentário:

Postar um comentário