5 de mar. de 2015

Dois arquitetos criam aldeia para doentes de Alzheimer

 Resultado de imagem para Dois arquitectos criam aldeia para doentes de Alzheimer


A Holanda foi pioneira em um projeto que consiste na criação de um bairro para doentes de Alzheimer. 


O objetivo é fazer com que estas pessoas levem uma vida o mais normal possivel — os habitantes acabam mesmo por achar que moram numa vila como todas as outras. 


A ideia consiste na criação de um bairro onde os "pacientes" possam viver de forma segura. Isto porque o bairro, criado apenas com o propósito de albergar estes doentes, tem uma equipa de auxiliares que os ajudam em tarefas diárias e está equipada com supermercados e espaços de lazer.


As diferenças do "Dementiaville" para qualquer outro bairro acabam por ser poucas. Há um supermercado, cinema, barbeiro e mais de 30 clubes sociais. Este conceito inovador foi criado por Frank van Dillen e Michael Bol, dois arquitectos que têm desenvolvido vários edifícios na zona.


O objetivo desta construção é assegurar que as pessoas possam ter as condições necessárias para fazerem o seu dia-a-dia da forma mais normal possível e, assim, afastarem-se da ideia dos lares que acabam por isolar os pacientes que lá vivem.


Os fundadores da ideia deixam que os moradores decidam os seus horários e rotinas – planejam as compras e refeições em conjunto. Podem pintar, jogar e passear em jardins realistas.


O espaço está equipado de forma que garanta o conforto e segurança de todos os pacientes. De tal forma que a ideia foi nomeada para o “Hedy d’Ancona Award”. 


O prémio tem como objetivo premiar edifícios onde a arquitetura ajuda a garantir cuidados de saúde com um ambiente acolhedor em termos de design urbano, de interiores e envolvimento  geral de espaços exteriores e interiores.


A “Mahal Cielo Village” vai ser inaugurada em breve nos EUA. A ideia é semelhante à que já existe que é – tratar os doentes com perturbações mentais, como o Alzheimer, com a dignidade que merecem.


Fonte: P3

Nenhum comentário:

Postar um comentário