8 de dez. de 2015

Professora da FGV lança 2ª edição do Congresso de Acessibilidade online e gratuito



O Congresso de Acessibilidade, idealizado por Dolores Affonso, professora da Fundação Getúlio Vargas, coach e consultora em acessibilidade e inclusão, lança sua segunda edição e está novamente sendo realizado de forma gratuita pela internet, de 06 a 12 de dezembro de 2015.


O evento foi o primeiro neste formato no Brasil e na América Latina e, na primeira edição, realizada em setembro de 2014 e reexibido em abril de 2015, reuniu 40 especialistas de diversas áreas para falar sobre temas ligados à acessibilidade, tecnologia e inclusão.


O grande diferencial do evento é a acessibilidade. Além de um conteúdo impressionante e contar com os maiores especialistas do Brasil e do mundo, o evento é gratuito e online, o que facilita a participação, já que não é necessário se deslocar, podendo ser acessado de computadores, tablets e smartphones, nem investir nada. 


As palestras contam ainda com legendas, audiodescrição e tradução em Libras.


“Foram mais de 20 mil pessoas cadastradas, 50 mil assistiram no Brasil e em mais de 15 países e diversas instituições brasileiras veicularam o evento”, comemora Dolores. 


A audiência foi composta não somente por pessoas com algum tipo de necessidade especial, mas também amigos, parentes, profissionais da área de saúde, cultura e esporte, educadores, instituições de ensino e de apoio e empresas, no mais, todos os interessados em estimular o potencial das pessoas com deficiência e em aumentar sua participação na sociedade.


Fugindo do óbvio, o Congresso não tratou somente da acessibilidade, mas procurou promover a inclusão efetiva por meio de palestras e discussões sobre temas cotidianos como empreendedorismo, carreira e relacionamento. 


Para Carlos Henrique de Souza, estudante de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, foram abordados temas com enfoques não evidenciados pela mídia: 

“Me levaram a uma reflexão de atitudes e comportamentos. Além disso, gostei muito da configuração de palestras online, pois possibilitou a todos poderem participar sem ter que se deslocar para longe”, comenta.



Empresas, instituições de ensino e de apoio, órgãos governamentais, diversas divisões de Secretarias de Estado e Município, instituições do sistema S (Senac, Sebrae, Senai, Sesi e Sesc) concederam apoio ao evento online, assistindo, veiculando para seus colaboradores, alunos e associados, participando, interagindo e divulgando. “Foi uma comoção nacional”, ressalta Dolores.


Para o evento deste ano, a organização trouxe novidades! Além das palestras e entrevistas, também estão sendo exibidos minicursos. 


A proposta da segunda edição é desenvolver a Autonomia e o Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Vida e na Sociedade. 


O evento conta ainda com curtas metragens acessíveis para a criançada participar com a família, na escola etc.

Público



O evento foi pensado para atender às necessidades de todos: PcDs, PNEs, familiares, educadores, instituições de ensino, empresas, ONGs, entidades públicas, profissionais e sociedade em geral.


Palestrantes e temas



São mais de 20 palestrantes entre alguns confirmados estão: 


- Prof. José Antônio Borges do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva da UFRJ, falando sobre as tecnologias existentes no Brasil; 


- Prof. Armando Nembri (UFRJ), que falará sobre a educação inclusiva bilíngue sob a perspectiva do surdo;  


- Prof. Augusto Deodato Guerreiro, da Universidade Lusófona (Portugal), abordando a importância da intervenção precoce na deficiência visual. 


-  consultor Gustavo Cerbasi, em entrevista, abordará questões relacionadas à independência financeira. 


- A própria Dolores Affonso, também com deficiência visual, abordará o tema da educação inclusiva.

 
Muitos outros temas serão tratados, como Autismo, deficiência intelectual, e-learning inclusivo, lei de cotas, nova lei da inclusão, acessibilidade cultural, saúde etc.


Além de todos esses profissionais, o evento conta com representantes dos projetos e políticas públicas de inclusão e entidades de apoio aos deficientes explicando sobre os direitos das pessoas com deficiência, programas, projetos e eventos, e muito mais.

***

Congresso de Acessibilidade

 
Datas: De 06 a 12 de dezembro de 2015
 
Local: Online
 
Preço: Gratuito
 
Mais informações: www.congressodeacessibilidade.com  

                           contato@congressodeacessibilidade.com 


***






Nenhum comentário:

Postar um comentário