Um dos cartões-postais de Salvador, o adro da Fundação Casa de Jorge Amado e Museu da Cidade, que descortina a visão do Largo do Pelourinho, está em obras para instalação de infraestrutura de acessibilidade.
As escavações e colocação de tijolos de cimento para construção de
rampas, com a retirada da velha calçada intrigam baianos e turistas que
desconhecem o que acontece no local.
A intervenção integra projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira foi iniciativa da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDCDH).
As obras têm divido opiniões: há quem as considere apropriadas para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Outros criticam a alteração arquitetônica do patrimônio histórico.
A diretora de Acessibilidade e Políticas Públicas da SJDCDH, arquiteta Marília Cavalcante, diz que o equipamento atende às legislações em vigor e foi concebido para manter a harmonia da área.
Intervenção - Para o analista técnico do Crea-BA, o engenheiro e arquiteto Giesi Nascimento, o projeto foi bem elaborado e discutido com as entidades do setor, além de resgatar uma dívida com as pessoas com dificuldade de locomoção.
Para o marchand Dimitri Ganzelevitch, morador do Centro Histórico, "a tendência de ser politicamente correto nem sempre respeita a opinião geral".
A intervenção integra projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira foi iniciativa da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDCDH).
As obras têm divido opiniões: há quem as considere apropriadas para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Outros criticam a alteração arquitetônica do patrimônio histórico.
A diretora de Acessibilidade e Políticas Públicas da SJDCDH, arquiteta Marília Cavalcante, diz que o equipamento atende às legislações em vigor e foi concebido para manter a harmonia da área.
Intervenção - Para o analista técnico do Crea-BA, o engenheiro e arquiteto Giesi Nascimento, o projeto foi bem elaborado e discutido com as entidades do setor, além de resgatar uma dívida com as pessoas com dificuldade de locomoção.
Para o marchand Dimitri Ganzelevitch, morador do Centro Histórico, "a tendência de ser politicamente correto nem sempre respeita a opinião geral".
Ele diz que, ao invés de modificar a visão frontal das antigas
edificações, as rampas poderiam ficar nas laterais ou serem feitas de
madeira e removíveis. Alertou ainda para a necessidade de fiscalizar as
novas calçadas para que não sejam ocupadas por ambulantes.
Usadas como arquibancadas para admirar o valioso conjunto arquitetônico, as escadarias da Fundação Casa de Jorge Amado adquirem aos poucos um novo aspecto.
Usadas como arquibancadas para admirar o valioso conjunto arquitetônico, as escadarias da Fundação Casa de Jorge Amado adquirem aos poucos um novo aspecto.
"O que é que estão fazendo ai, é uma pista
de skate?", brinca o vendedor de coco, Luiz Amâncio que diz passar
todos os dias pelo local.
"Estava acostumado com aquelas escadas que davam um refresco depois dessa subida desde lá do Taboão. A gente ainda vai poder sentar?", pergunta o estudante José Messias.
Segundo o diretor de Habitação da Conder, Ubiratan Cardoso, órgão que executa as obras que integram a sétima etapa do Programa de Requalificação do Centro Histórico, o circuito, de 1,3 km de comprimento, tem início no Cruzeiro de São Francisco.
"Estava acostumado com aquelas escadas que davam um refresco depois dessa subida desde lá do Taboão. A gente ainda vai poder sentar?", pergunta o estudante José Messias.
Segundo o diretor de Habitação da Conder, Ubiratan Cardoso, órgão que executa as obras que integram a sétima etapa do Programa de Requalificação do Centro Histórico, o circuito, de 1,3 km de comprimento, tem início no Cruzeiro de São Francisco.
O alargamento das
calçadas ao longo da Rua Gregório de Matos contorna o alto do Largo do
Pelourinho, seguindo pela Rua Alfredo de Brito e terminando no Terreiro
de Jesus.
As pedras do tipo "cabeça-de-nego" retiradas do calçamento foram armazenadas no depósito da Conder no Centro Histórico para reparos em outras vias locais, explicou Ubiratan Cardoso.
Fonte: http://atarde.uol.com.br/
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