17 de dez. de 2012

Pessoas com deficiência: apenas 11% têm emprego

 

O Censo Demográfico 2010, apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que em Mogi das Cruzes existiam, no momento da pesquisa, 22.538 pessoas com idade entre 15 e 59 anos pessoas com algum tipo de deficiência, sem vínculo empregatício ou qualquer ocupação no mercado de trabalho. 

No entanto, a pesquisa traz informações de diversos tipos do problema, seja visual, quando é necessária apenas a utilização de óculos, até motor e mental.
A dificuldade em se estabelecer um dado exato da situação é comprovada com outra pesquisa feita pela Prefeitura. O Relatório da 1ª Amostragem da Pessoa com Deficiência do Município 2011/2012 revela que 11,1% da população com deficiências estão inseridas no mercado de trabalho.

O que significa que 88,9% destas pessoas ainda estão à procura de uma colocação, levando em conta a faixa etária considerada produtiva, de 16 a 59 anos. No entanto, a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede) não divulgou o número total deste levantamento, que ainda está em fase de conclusão.

De acordo com o diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) - Regional Mogi das Cruzes, Werner Ludwig Stripecke, esta é uma questão muito complexa e, no caso das indústrias, “o que deveria ser uma ação positiva, tem se transformado numa verdadeira dor de cabeça”. 

“Afinal, a Lei está aí para ser cumprida e a fiscalização do Ministério do Trabalho fica em cima, autuando empresas que não conseguem cumprir a determinação por um simples motivo: não encontram deficientes em número suficiente para atender a porcentagem exigida”, afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário