Com o avanço dos meios digitais já é possível quebrar uma grande barreira de comunicação entre os surdos e a sociedade.
O Grupo Bradesco Seguros
lançou o serviço digital Bradesco Seguros LIBRAS, uma ferramenta de
acessibilidade para a comunidade que utiliza a Língua Brasileira de
Sinais (LIBRAS).
A ferramenta, inédita no Brasil, permite a tradução do
português para LIBRAS.
Por meio de um avatar disponível nos sites da Bradesco Seguros, da
Bradesco Auto/RE, da Bradesco Saúde e da Bradesco Vida e Previdência –
empresas integrantes do grupo segurador – o usuário tem acesso ao
conteúdo dos sites.
As páginas disponíveis para tradução são
identificadas por um ícone que remete a LIBRAS. Ao clicar no ícone,
aparecerá o avatar.Entre os objetivos da solução, está o de quebrar a barreira de
comunicação com os surdos que não conhecem a língua portuguesa ou
preferem a Língua Brasileira de Sinais – um contingente estimado em 2,7
milhões de pessoas no Brasil.
Bradesco Seguros LIBRAS foi desenvolvido
em parceria com a ProDeaf, de Recife/PE, especializada em pesquisa e
criação de plataformas de comunicação para surdos.
“Para melhor atender os surdos, consultamos essa comunidade,
apresentando os protótipos com a participação direta de 18 pessoas colaboradores das empresas do Grupo Bradesco Seguros que passaram a
atuar como disseminadores para outros 40 participantes.
Nosso objetivo é
fazer com que toda a comunicação do grupo segurador e das empresas que o
compõem esteja acessível a esses cidadãos.
Para isso, continuaremos a
investir no aprimoramento de ferramentas cada vez mais adequadas”,
afirma Enrique Adan, Diretor de Soluções Digitais do Grupo Bradesco
Seguros.
A contribuição desses participantes foi fundamental na indicação de um
personagem (avatar) que reunisse as características da língua utilizada
pelos surdos. Isso porque a comunicação em LIBRAS envolve não apenas os
movimentos das mãos, mas também expressões faciais e movimentos do
corpo.
Outro cuidado do desenvolvimento do aplicativo foi evitar uma
tradução palavra a palavra - que não faz sentido para os surdos, que
compreendem as informações por imagens -, mas, sim, fornecer uma versão
da mensagem para se adequar à forma como eles captam as informações.
O serviço adotado pelo Grupo Segurador foi desenvolvido pela ProDeaf. A
empresa, nascida no polo de tecnologia no nordeste brasileiro, conta
com uma equipe integrada por programadores, linguistas, designers e
também por surdos, que ajudam no entendimento das dificuldades diárias
vivenciadas por eles. O Grupo Bradesco Seguros patrocina o Bradesco
Seguros LIBRAS na versão web.
Fonte: Convergência Digital
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