6 de dez. de 2012

Produtos e serviços para pessoas com deficiência são apresentados em Salão de Negócios

Cadeira de Rodas
Num país com 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a oferta de produtos e serviços para atender a esse público é uma oportunidade de mercado.

Algumas iniciativas puderam ser vistas no II Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social, que foi encerrado em 5/12, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, em Brasília.

O espaço inclusivo para promover oportunidades de trabalho e geração de renda voltados para as pessoas com deficiência reuniu expositores de produtos e serviços, entidades da sociedade civil e órgãos governamentais.

Entre os produtos expostos, destaque para um carro adaptado para cadeirantes, com elevador traseiro movido a bateria e amplo espaço interno para que a pessoa não necessite ser transferida da cadeira de rodas para o banco do carro. 

Produzido apenas sob encomenda, o veículo adaptado custa R$ 78 mil, já com os descontos de IPI e ICMS para pessoas com deficiência.

O bacharel em direito Rafael Marajó, morador de São Luís, Maranhão, fez o teste e aprovou o produto.  “O sistema é muito bom, fica confortável para o cadeirante”.

Na área de lazer e entretenimento, os visitantes conheceram o videogame Herocopter, voltado para deficientes visuais.  Ricardo Pedroso, de São Paulo, avaliou que o jogo, além de ser um treinamento na orientação espacial, aumenta o condicionamento físico.

Para crianças, jovens e adultos, a novidade são brinquedos, materiais pedagógicos, sandálias e jogos  que podem ser usados tanto por pessoas com deficiência como os não deficientes. 

Os produtos  têm tradução em braile e em libras, explica o gerente comercial Nelson Júnior.

Fonte: 
http://www.ebc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário