13 de dez. de 2012

Vencedores do III Prêmio Ações Inclusivas 2012 são revelados. PM é destaque

Logotipo Prêmio Ações Inclusivas 

A animação tomou conta da sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência na noite desta quarta-feira, 12/12, durante a entrega do III Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2012. Foram revelados as ações inclusivas finalistas e as dez vencedoras.

No total foram 140 ações inscritas, de 45 municípios, dos quais 16 cidades foram finalistas. A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, ressaltou a importância de cada uma delas e pediu aplausos para todos os projetos de inclusão.

 

Essa premiação, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, tem como objetivo o reconhecimento público de ações inclusivas voltadas às pessoas com deficiência, oferecidas por organizações governamentais e instituições sem fins lucrativos do Estado de São Paulo.


Entre os vencedores de 2012, destaca-se a Polícia Militar, que mantém um programa para atendimento de ocorrências de pessoas surdas, via SMS (texto por celular). Também destaca-se a Associação de Reabilitação Infantil Limeirense, que arrematou dois prêmios pela atuação na cidade de Limeira, interior paulista.

Durante a premiação houve, também, a homenagem a dois promotores de justiça do Estado de São Paulo que lutam em prol das pessoas com deficiência.  Os Prêmios de Personalidade do Ano foram entregues a Dr. Julio Cesar Botelho e Dr. Lauro Luiz Gomes Ribeiro, ambos do Ministério Público do Estado de São Paulo.

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, falou sobre a importância do prêmio e como ele serve de estímulo para a implantação de práticas inclusivas nos municípios paulistas.

“O prêmio pretende não só ser um observatório, mas também um disseminador de boas práticas”. 

Além disso, a Secretária destacou que “o prêmio melhora o processo civilizatório e os resultados fazem com que a sociedade torne-se capaz de melhorar suas estratégias para pessoas com e sem deficiência”.

Confira os vencedores do III Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2012:


AÇÃO GOVERNAMENTAL


- ATENDIMENTO AO CIDADÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA - Centro de Processamento de Dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo - É um projeto de atendimento de chamados de emergência de pessoas com deficiência, para qualquer tipo de serviço da Polícia Militar (policiamento e bombeiros) via SMS e de forma gratuita.

- CARAGUÁ ACESSÍVEL: CONSTRUINDO ESPAÇOS INCLUSIVOS - Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba - O projeto consiste na construção de espaços públicos urbanos, respeitando-se os preceitos do Desenho universal de forma a possibilitar o acesso, a mobilidade e participação das pessoas com deficiência no município de Caraguatatuba.

- PADEF - PROGRAMA DE APOIO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho – SERT - O Programa, criado em 1995, tem como objetivo o apoio a pessoas com deficiência para a colocação no mercado de trabalho por meio da inscrição dos candidatos no sistema online de intermediação de mão de obra. O PADEF também oferece cursos de qualificação profissional e orientação visando à inclusão no mercado de trabalho.

- TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL - Prefeitura Municipal de Barueri – Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri - A ação do Departamento Técnico de Tecnologia Assistiva da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem como objetivo proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social às pessoas com deficiência por meio de suporte à acessibilidade e adequação de mobiliário.

- PROESP/CAPES/LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE - BIBLIOTECA CENTRAL CESAR LATTES - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas - A ação presta serviços de acesso à informação com vistas à participação na vida social e acadêmica por pessoas com deficiência da Universidade e da comunidade externa.

                                                 
                                                 AÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL

- INCLUSÃO ITINERANTE - Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiência da Visão – Próvisão - São José dos Campos - O Centro de Reabilitação do PRÓVISÃO desenvolve há 30 anos atividades voltadas à inclusão escolar da pessoa com deficiência visual.

- GRUPO CHAVERIM - Associação Assistencial Beneficente - São Paulo - O Grupo tem por finalidade desenvolver, fortalecer e multiplicar um conjunto de ações sociais, culturais, esportivas e de educação, em um programa de sociabilização para pessoas com deficiência intelectual ou disfunções cognitivas, visando sua participação e inclusão social a partir de suas capacidades, necessidades e potencialidades individuais e sociais.

- ASAC - VISÃO TOTAL - Associação Sorocabana de Atividades Para Deficientes Visuais de Sorocaba - O projeto tem por finalidade habilitar e reabilitar a pessoa com deficiência visual, a fim de propiciar atendimento qualificados nas áreas de psicologia, serviço social, pedagogia, terapia ocupacional, informática adaptada e orientação e mobilidade.

- PROGRAMA DE PREPARAÇÃO E TREINAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PARA INCLUSÃO EM ATIVIDADES LABORATIVAS, MERCADO COMPETITIVO DE TRABALHO E CIDADANIA – Associação de Reabilitação Infantil Limeirense/Limeira – O programa contempla a preparação e o treinamento para o trabalho e cidadania. Ele visa preparar e treinar pessoas com deficiência intelectual para serem incluídas no mercado de trabalho.
 

- GARE (GRUPO DE APOIO A REDE ESCOLAR) - Associação de Reabilitação Infantil Limeirense/ Limeira - O projeto tem como finalidade orientar os profissionais que atuam em creches e escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental que atendem pessoas com deficiência física no município de Limeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário