28 de jan. de 2014

No Recife, prazo para pedir cartão VEM Livre Acesso termina 6ª feira

Ônibus com acessibilidade


Passageiros com deficiência têm até esta sexta-feira (31) para fazer a troca da Carteira de Livre Acesso para o cartão VEM Livre Acesso, que permite a circulação gratuita nos ônibus da Região Metropolitana do Recife


Cerca de 20 mil pessoas ainda não fizeram a troca, segundo o diretor de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu. 


A troca é importante porque a carteira, anterior ao VEM, perdeu a validade desde o dia 1º de janeiro.
 
“As pessoas que ainda não fizeram a troca não pode embarcar com o antigo cartão. Neste mês de janeiro, nós não temos fiscalizado. Elas precisam fazer o mais rápido possível o agendamento para tirar o cartão com mais comodidade”, explica Melibeu.
 
Para fazer o cartão, é preciso agendar horário pelo site do VEM Livre Acesso ou por meio do telefone (81) 3125-7585, que funciona das 7h às 19h. 


Após o agendamento, é necessário levar, além da carteira antiga, a identidade e o CPF ao Posto de Atendimento do VEM, na Rua da Soledade, bairro da Boa Vista, no Centro do Recife.


O novo cartão sai na hora. Quem perder o prazo vai ter que se deslocar ao posto do VEM para fazer a solicitação do novo cartão.
 
Segundo dados do Consórcio, até 2013, mil carteiras falsificadas eram retiradas de circulação por semestre. 


“A gente tinha esse grande problema no passado com a fraude das carteiras. Então, a gente busca fazer com que as pessoas que de fato precisam da carteira tenham acesso a ela”, afirma Melibeu.
 
Outras carteiras VEM Grande Recife
 

Entre as carteiras mais usadas pelos passageiros estão as de estudante, que requer apresentação do comprovante de matrícula da faculdade ou certidão de nascimento, e a do trabalhador. 


Já o VEM comum funciona através do pagamento de R$ 25, que libera 25 passagens de ônibus para o usuário. 


No caso de pessoas com mais de 60 anos, basta apresentar a carteira de identidade para embarcar gratuitamente. Crianças de 2 a 6 anos também têm direito ao VEM. 


“Isso faz com que as pessoas não precisem passar as crianças por baixo da catraca”, justifica Melibeu.
 
No caso de perda do cartão, o usuário precisa ir ao posto do VEM, na Rua da Soledade, e pagar uma taxa de R$ 2,90 para ter a segunda via. É importante lembrar que o cartão VEM não tem validade.

Solicitação do VEM Livre Acesso
 

Até 31 de janeiro
 
Posto de Atendimento do VEM
 
Rua da Soledade, nº 259, bairro da Boa Vista
(
81) 3125-7585






Nenhum comentário:

Postar um comentário