25 de mai. de 2015

SUS distribuirá medicamento de alto custo para tratar esclerose múltipla



A portaria do Ministério da Saúde incorporou o Fingolimode na rede pública de saúde após o relatório favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias (Conitec), segundo informações divulgadas no site da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem).


O Fingolimode é uma nova classe de medicamento que atua no sistema imune, indicado para reduzir a progressão da doença. Tem preço estimado em mais de R$ 5 mil por mês.

 
A inclusão do remédio no protocolo, no entanto, não garante o livre acesso. A Abem esclarece que para ter direito ao programa de alto custo o paciente interessado deverá apresentar falha terapêutica no uso da Betainterferona, do Glatirâmere, e do Natalizumabe, além de não ter contraindicação para o uso do Fingolimode


Segundo a associação, no caso de indicação não prevista pelas instruções normativas, o interessado poderá tentar o acesso ao medicamento por via judicial.

 
A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta as habilidades motoras, sensoriais e cognitivas. Atinge aproximadamente 24 mil pessoas no Brasil, principalmente entre os 18 e 55 anos, segundo estimativas recentes do Ministério da Saúde.

 
O site da Abem traz informações sobre como dar entrada no pedido.







Nenhum comentário:

Postar um comentário