11 de mar. de 2016

2º CaminhaDown acontece dia 20 de março em São Paulo

Vários pés e calçados de corredores em movimento correm na rua



O 2º CaminhaDown São Paulo é um dia de ações especiais organizadas para comemorar o Dia Internacional da síndrome de Down


A caminhada surgiu por iniciativa de uma mãe, com uma filha com síndrome de Down, em 2015. 

O sucesso da caminhada a levou a organizá-la novamente, sempre em parceria com o Instituto Movimentarte que também organizou o evento em 2015. 

Nesse ano, a organização é em conjunto com o Projeto Simbiose, criado especialmente para reunir ONGs e entidades em eventos que visam divulgar ações no terceiro setor.
 

A caminhada será realizada no Parque do Ibirapuera no dia 20 de março de 2016, a partir das 10:00hs. 


Na sua segunda edição, o 2º CaminhaDown São Paulo, propõe parte da manhã e da tarde do domingo, com dezenas de atividades realizadas voluntariamente por ONGs, entidades e organizações que trabalham com a síndrome de Down ou com outras deficiências
 

A concentração está prevista às 10:00hs no Parque do Ibirapuera, em local ainda a ser divulgado. 


Será realizada ação de relaxamento por iniciativa da OBDA - O Bem Dita a Ação, com boas-vindas do Projeto Simbiose e Aula Aberta de Dança do Instituto Movimentarte


A mestre de cerimônias e anfitriã do 2º CaminhaDown, Bruna Caram, cantará algumas de suas músicas mais conhecidas pelo público, e contemporaneamente serão realizadas ações culturais e de lazer: mural com Carlotas, "lenços" com Brincapoeirar, intervenção Acupuntura Urbana, entre outros. 
 

"Durante a caminhada, realizada em pequenos grupos, com monitores com formação em educação física, haverá ainda a visita à Casa Delá Pracá, que levará ao parque uma instalação recriando um ambiente real de aprendizagem, haverá a Feira de Troca de brinquedos do Instituto Alana, grupos de mediação com jovens com síndrome de Down do Simbora Gente e do Projeto Irmãos, grupo de caminhada com bonecos da Cia. artística da APAE, Inauguração da Biblioteca Itinerante dos Amigos da Angel, com contação de histórias, e um sorteio de vivências em equoterapia do Voo de Liberdade Equoterapia".


Participarão também dezenas de grupos vindos de várias regiões da cidade e de outros municípios, que, nesse encontro, aproveitam para fazer contatos, conhecer outras famílias, tirar muitas fotografias e passar momentos de muita interação, lazer e qualidade de vida em comemoração ao Dia Internacional da síndrome de Down.
 

Semana da Diversidade

 

Esse ano, o 2º CaminhaDown São Paulo faz parte também de um evento mais amplo, a Semana da Diversidade


A Semana da Diversidade reúne, pela primeira vez em São Paulo, mais de 50 horas de ações organizadas voluntariamente por ONGs, entidades e organizações que se dedicam a diferentes causas na luta pela inclusão, pela diversidade e pelos direitos humanos. 


"O objetivo é sensibilizar a população, promovendo a interação com a população e a visibilidade das organizações e grupos participantes. A ideia surgiu de um encontro entre o Instituto Movimentarte e o Projeto Simbiose".


O Instituto Movimentarte tem o intuito de divulgar através de aulas de dança, palestras, eventos e workshops a importância da dança e da arte no desenvolvimento das pessoas e o Projeto Simbiose promove ações que reúnem organizações para objetivos em comum, mediante eventos de visibilidade e outras ferramentas de alto impacto. 


A ideia foi de criar um momento de encontro e de troca para dar mais visibilidade às inúmeras ações e atividades que as ONGs e entidades promovem em prol da inclusão, da tolerância, da diversidade. 
 

A Semana da Diversidade irá acontecer em São Paulo, de 19 a 23 de março de 2016, em vários espaços na cidade de São Paulo. 


A abertura fica por conta do 6º Simpósio Internacional da síndrome de Down, que será realizado no dia 19 de março, na Sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. 


No domingo, dia 20, como parte das ações da Semana da Diversidade, irão acontecer a Corrida e Caminhada pela Inclusão - Olga Kos, e o 2º CaminhaDown São Paulo. No mesmo dia também irá acontecer a Caminhada Dog Up, realizada pelo Núcleo Morungaba. Durante a semana inúmeras ações se revezam em vários espaços de São Paulo. 


Entre elas, o Dia do Movimento, realizado pelo Instituto Movimentarte, na Escola de Dança Cia. das Artes, durante o qual haverá oficinas de dança inclusiva, aula de Hip Hop, workshop de teatro da Oficina dos Menestreis, aula com refugiados do Abraço Cultural, entre outras. 


Um espaço especial dedicado ao diálogo irá acontecer no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura, no dia 21 de março, com workshops de empoderamento para mulheres com deficiência, palestra APAE Emprego Apoiado, Palestra ADID, e diálogo de Família para Família. 


Já no dia 22 de março, também no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura, ocorrerá o workshop Empatia para universitários, realizado pelo Empathiae, palestra Best Buddies Brasil sobre um panorama sobre a inclusão no Cenário Internacional, e grupo Empathiae de cuidados de quem cuida.
 

No dia 22 de março, a partir das 19:00hs no Espaço Itaú, exibições de vídeos, lançamento do filme JOGO CEGO, de Erick Monstavicius, e palestra com Marta Gil. Na mesma noite, no Matilha Cultural, exibição do filme Vozeria, com mesa e debate com os seus participantes, e na Casa do Todos, a partir das 19:30hs palestra oferecida pelo Grupo Chaverim, com Daniela Carmeli e o Projeto Irmãos. 


O encerramento, após mais de 50 horas de atividades gratuitas, ocorrerá no dia 23 à noite, com balada pela diversidade, organizada pelo Simbora Gente, que conta com a mediação de jovens com síndrome de Down, no Akbar Lounge & Disco e participação do Alma de Batera.
 
***

2º CaminhaDown São Paulo

 

Quando: Domingo, 20/3 a partir das 10h

Onde: Parque do Ibirapuera
 
Mais informações  Clique Aqui
 

*** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário