30 de mar. de 2016

Twitter ganha recurso de descrição de imagens para auxiliar pessoas com deficiência visual

Dois smartphones mostram, em suas telas, o novo recurso do Twitter



Você já deve ter topado com a campanha Para Cego Ver” em alguma das suas redes sociais. 


A campanha consiste basicamente no uso da descrição textual de fotografias a fim de garantir que pessoas com deficiência visual possam “ver” a imagem por meio de sistemas de leitura presentes em seus computadores e dispositivos mobile. 


Desde o dia (29/03/16), o Twitter adiciona uma função nativa para descrição de imagens nas versões de iOS e Android de seu aplicativo.
 
Com a novidade, todas as imagens postadas nas redes sociais podem ser acompanhas de um texto de até 420 caracteres para descrever uma foto, além dos 140 caracteres do tweet em si. 


Basicamente, o que o Twitter fez foi adicionar a função “texto alternativo” às fotos postadas nas redes sociais, algo já presente em sites e blogs de notícias — o texto que aparece quando você mantém o cursor do mouse parado sobre uma imagem.


Para usar este recurso, você precisa apenas adicionar uma foto e tocar sobre o botão “Adicionar descrição”. 


Então, basta descrever o que é visto na imagem e pronto, continue a postagem normalmente. 


O Twitter anunciou ainda que a nova função de acessibilidade foi estendida também aos Twitter Cards e a API REST.


“Nós estamos empolgados por dar a nossos usuários o poder de tornar as imagens do Twitter acessíveis à maior audiência possível, assim qualquer pessoa pode ser incluída na conversa e também experienciar os grandes momentos”, escreveu o engenheiro de software do Twitter Todd Kloots no blog oficial da companhia.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário