4 de set. de 2015

São José lança programa de esporte para pessoas com deficiência



A Prefeitura de São José dos Campos lança no próximo  sábado, dia 5, às 10h, o Programa Ação Paralímpica


O evento será no Centro Poliesportivo do Jardim Cerejeiras (Rua 23 de Dezembro, 400), no Jardim Cerejeiras. A atividade é gratuita, aberta ao público e sem limites de idade para participar. Não é necessário realizar inscrição.


O lançamento terá a participação especial do judoca e ator Breno Viola, destaque do filme “Colegas” (Gatacine). 


O técnico da Seleção Brasileira de Paratriathlon, Hilton Lopes, um dos nomes mais expressivos do paradesporto nacional, também marcará presença no evento.


No lançamento, Breno e Heitor falarão sobre suas experiências de vida com o esporte, superação e inclusão social, indo ao encontro do objetivo do programa, criado pela Prefeitura, que é oferecer iniciação ao esporte em modalidades paralímpicas para crianças com deficiência.


O evento terá ainda a participação de atletas e medalhistas paralímpicos de São José dos Campos e região que apresentarão à população, em um circuito de atividades, uma série de esportes paralímpicos praticados na cidade, como Judô, Bocha Adaptada, Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas, entre outras.


O programa vai envolver, em sua primeira fase de implantação, cerca de 30 crianças e adolescentes com deficiência, da região leste de São José dos Campos, especificamente das escolas Municipais Professor Antônio Palma Sobrinho, Professora Silvana Maria Ribeiro de Almeida e Professora Sônia Maria Pereira da Silva.


As atividades serão realizadas em horário contrário às aulas e ocorrerão no Poliesportivo do Jardim Cerejeiras, com acompanhamento técnico e de profissionais da Prefeitura de São José dos Campos.


Os profissionais da educação e do esporte das escolas envolvidas também vão ter a possibilidade de conhecer as modalidades paralímpicas e ampliar os trabalhos realizados com as pessoas com deficiência, nas escolas e no esporte comunitário.


O Programa Ação Paralímpica é uma iniciativa da Secretaria de Promoção da Cidadania – Departamento de Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Esportes e Lazer.


O ator Breno Viola, de 33 anos, é carioca e foi o primeiro atleta com Síndrome de Down das Américas a conquistar a faixa preta no Judô (2002). 


Em 2013, foi um dos protagonistas do primeiro filme brasileiro estrelado por atores com Síndrome de Down. “Colegas” conta a história de três jovens que embarcam em uma viagem em busca de seus sonhos. 


Breno é atleta paralímpico, faz parte da equipe do Flamengo e protagonista da Série “Qual é a diferença?”, no Fantástico da Rede Globo de Televisão.


O técnico da Seleção Brasileira de Paratriathlon Hilton Lopes é formado em Educação Física, com especialização em natação, corrida, triathlon e treinamento desportivo. 


É membro da coordenação do Paratriathlon e técnico da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri). Acumula também a função de técnico de natação da Equipe da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário