29 de jan de 2016

Oficina de Teatro Cego abre inscrição para curso gratuito de Interpretação Vocal e Interpretação Corporal



O Teatro Cego é um formato teatral inovador, onde todo o desenvolvimento da trama acontece em um local completamente escuro, fazendo com que os espectadores, sem poderem contar com a visão, tenham que se valer de todos os seus outros sentidos (olfato, tato, paladar e audição) para compreenderem o conteúdo da peça.


Neste formato, o espectador é colocado dentro do espaço cênico e a peça teatral acontece ao seu redor. Essa condição ímpar insere o público no universo dos deficientes visuais, que se utilizam desses quatro sentidos, somados à intuição, para compreenderem o mundo ao seu redor.



O primeiro espetáculo nesse formato chegou aos palcos em 2012. Era a peça 'O Grande Viúvo', baseada no texto homônimo de Nelson Rodrigues, um dos pilares da moderna literatura brasileira.


Em 2014, veio a segunda montagem, o espetáculo "Acorda, Amor!", uma peça que conta a história de quatro jovens envolvidos na luta pelo fim da ditadura no Brasil, no início dos anos 70.


Por se tratar de espetáculos que acontecem totalmente no escuro, a equipe (produção, elenco, técnicos) conta com vários deficientes visuais, cumprindo assim, também, um papel social, inserindo esses profissionais no mercado de trabalho e abrindo a possibilidade de uma forma de expressão artística que, até então, imaginava-se inviável para essas pessoas.


A Oficina de Teatro Cego A partir dessa experiência, que este ano completa seis anos de pesquisa e produção, surgiu o projeto "Oficina de Teatro Cego", com a finalidade de compartilhar o aprendizado e a pesquisa acumulados nesse tempo. 


As oficinas são direcionadas a pessoas com deficiência visual que queiram ingressar no mundo das artes cênicas. 


Além da formação de atores que poderão fazer parte dos elencos das atuais e das próximas montagens do Teatro Cego, o objetivo é criar um centro de pesquisas teatrais voltado exclusivamente para esse novo tipo de manifestação cênica. 


As oficinas contarão com duas turmas: 


  • Crianças entre 10 e 15 anos (aulas às quartas e quintas feiras, das 14h às 17h) 
  • Adolescentes maiores de 15 anos (aulas às terças e quintas feiras, das 9h às 12h) 

As aulas acontecerão no Espaço Cultural Caleidoscópio, na Rua da Gávea, 166 - Vila Maria. O início das aulas acontece em março e a oficina vai até dezembro. 


Este projeto conta com o patrocínio da empresa Eaton, através do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e, por isso, acontece de forma completamente gratuita


Devido ao número restrito de vagas (25 vagas), haverá uma seleção prévia feita através de uma entrevista com horário marcado, que deve ser agendada pelo telefone 2207-0203


A Caleidoscópio Comunicação e Cultura é uma produtora que tem como objetivo principal, usar a arte e a cultura como ferramentas de transformação social. 


Fundada em 2003, tem em seu portfólio projetos como 'Os Sons da Paz' e "Os Novos Caminhos da Música', que reúnem a dança, o canto, a percussão e o circo em cursos gratuitos para a comunidade, unindo pessoas das diversas classes sociais em um espetáculo de música e cor, tendo a inclusão e a integração como base de suas realizações. 


Em 2010 a produtora estreou no Brasil o formato Teatro Cego.


***

 

Oficina de Teatro Cego Curso gratuito de interpretação Teatral para pessoas com deficiência visual.  

 


Inscrições: Telefone: 11 2207-0203 (Falar com Fabiana) 9h30 às 17h30 E-mail: fabiana@caleidocultura.com.br

Duração do Curso: Março a Dezembro de 2016

Hórario das Aulas Turma 1 (Maiores de 15 anos) Terça-Feira 9h às 12h Interpretação Vocal Quinta-Feira 9h às 12h Interpretação Corporal

                         Turma 2 (10 anos a 15 anos) Quarta-Feira 14h às 17h Interpretação Vocal Quinta-Feira 14h às 17h Interpretação Corporal 




Ouça o áudio e saiba mais sobre o projeto: Clique Aqui


Para auxiliar na divulgação, faça o download do material necessário:Clique Aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário