O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com deficiência no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento.
Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro
abrigava dois tipos de serviços: a escola regular e a escola especial -
ou o aluno frequentava uma, ou a outra. Na última década, nosso sistema
escolar modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola
foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e
recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a
aprendizagem.
A Educação Inclusiva compreende a educação
especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço
para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que
todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua
vida escolar.
Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira
significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude
educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de
recursos e apoios especializados para garantir a aprendizagem de todos
os alunos.
A Educação é um direito de todos e deve ser
orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da
personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro
passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado.
Educação Inclusiva, portanto, significa educar
todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de
Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo
contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas,
mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social,
que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de
convivência a todas as crianças.
Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do
processo de educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de
aprendizes e seu direito à equidade. Trata-se de equiparar
oportunidades, garantindo-se a todos - inclusive às pessoas com
deficiência e aos com altas habilidades/superdotação, o direito de
aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a
conviver. (CARVALHO, 2005).
Fonte: Portal Nova Escola - (Daniela Alonso)
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