28 de fev. de 2013

Instituto em Rio Preto é especializado em recuperar traumas físicos

Sala de reabilitação com vários aparelhos especializados
Pacientes que sofreram algum tipo de trauma físico têm a chance de se reabilitar em locais especializados em São José do Rio Preto (SP)

São pessoas de toda a região, que recebem atendimento especializado, na Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

No local, eles fazem desde sessões de fisioterapia até aulas de dança, e conseguem muito mais que qualidade na rotina diária: um novo sentido para a vida. 

É o caso da paciente Sônia Brígida dos Reis. Por causa de problemas neurológicos, ela tem dificuldade para se movimentar e a fala também é comprometida. Mas a vaidade, essa ela não deixa de lado.

Para conseguir realizar atividades cotidianas, Sônia precisa de ajuda. E a cuidadora Neris Maria Martins é quem faz esse papel há quatro anos. “Moro com ela e a gente se dá muito bem, é uma pessoa maravilhosa, a gente dá muita risada juntas”, afirma Neris.

Há seis meses, Sônia começou um tratamento na Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em Rio Preto. Uma clínica especializada em atender pacientes com vários tipos de deficiência. “Eles passam por médicos treinados em reabilitação e por uma equipe multidisciplinar. Nosso objetivo é que a pessoa com deficiência seja inserida na comunidade”, diz a diretora da unidade Regina Chueiri.

O aposentado Adérito Garcia, por causa da diabetes, teve que amputar as duas pernas. “Tive uma inflamação na perna e como sou transplantado, eu tive de escolher entre a perna e o rim. Aí pelo medicamento eu escolhi o rim”, afirma. O comerciante aposentado experimentou a nova prótese e com alguns movimentos, ele surpreendeu a equipe médica.

O instituto é uma iniciativa do governo estadual. São 15 unidades como a de Rio Preto, que auxiliam pacientes em várias regiões de São Paulo. Só em Rio Preto, no ano passado, mais de 6,5 mil pessoas receberam ajuda. 

“Tanto Rio Preto como toda região tinha uma enorme demanda reprimida. Com pacientes desassistidos e esse programa trouxe cidadania para eles”, afirma o diretor executivo Horácio José Ramalho.

O Instituto Lucy Montoro fica atrás do Hospital de Base, em Rio Preto. O endereço é Avenida Jamil Feres Kfouri, sem número, no Jardim Panorama. Para ser atendido é preciso passar por avaliação médica e receber indicação para esse tratamento especializado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário