7 de fev. de 2013

Praia adaptada garante a diversão de deficientes em Vila Velha, no ES



A população e os turistas que possuem deficência física podem aproveitar melhor a Praia da Costa, em Vila Velha, na Grande Vitória. O local conta com esteiras, cadeiras anfíbias (que flutuam na água), rampa, chuveiros e banheiros adaptados na orla.

O objetivo do projeto, segundo a prefeitura, é fazer a inclusão social das pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, por meio da acessibilidade às praias. Todos os serviços serão executados por uma equipe especializada durante todo o verão, das 8h às 18 horas.

Profissionais acompanham pessoas com
deficiência. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Profissionais acompanham pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

O aposentado Jaime de Aguiar gostou muito da novidade. "Há mais de 10 anos que eu não entrava no mar. A água estava muito boa", contou o aposentado.

Agora os cadeirantes não ficam mais só olhando para o mar, com as cadeiras anfíbias, feitas para entrar na água, os eles também podem se refrescar. "Tudo de bom, agora a gente pode usufruir melhor e curtir a praia", contou Alzemar Silva.

Além do banho assistido, os deficientes podem jogar vôlei sentado e frescobol. Para o banho assistido, a pessoa é transferida de sua cadeira de rodas, que fica guardada no posto de atendimento, para uma cadeira anfíbia e é levada pelo profissional até a água, onde permanece durante um período máximo de 20 minutos.

No calçadão, próximo à rampa acessível, um posto de informação foi instalado com mobiliário de suporte aos professores, para informação e diculgação do projeto. No local, o público também pode se cadastrar como voluntário ou usuário do projeto.

Fonte: G1

Um comentário: