13 de nov. de 2015

Inclusão de jovens aprendizes e pessoas com deficiência mobiliza cooperativas



A inclusão social de jovens e pessoas com deficiência é uma realidade nas cooperativas paulistas. 


De janeiro a outubro deste ano, 9.350 pessoas foram atendidas no Programa Cooperativa Inclusiva, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-SP). Um aumento de 160% em relação ao ano passado.


“O cooperativismo tem mostrado que é preciso ir além do que obriga a legislação. Desenvolvemos ações de longo prazo, trabalhando a sustentabilidade e cada vez mais ampliando a visão das cooperativas frente ao tema”, diz o presidente do Sescoop/SP, Edivaldo Del Grande.


A Lei 8.213/91 prevê cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho.


Para discutir essa realidade e avançar em proposições, o Sescoop/SP promoverá, nos dias 16 e 17 de novembro, o 3º Workshop de Inclusão Social no Cooperativismo. 


O objetivo é apresentar experiências inovadoras para a construção de uma cultura de inclusão, que vão além do mercado de trabalho, com a presença de profissionais de referência.


O workshop terá oito palestrantes, que tratarão de diversos temas, como a aprendizagem como instrumento de combate ao trabalho infantil, diversidade, acessibilidade urbana e contratação de profissionais com deficiência.


O dia 16 será dedicado à inclusão de jovens nas cooperativas. 


"Além de oferecer a oportunidade para o jovem ingressar no mercado de trabalho, fazemos com que ele vivencie a experiência de atuar numa cooperativa, um empreendimento diferenciado, que promove desenvolvimento econômico sempre aliado a benefícios sociais", destaca Del Grande.


O tema do segundo dia do workshop será inclusão de pessoas com deficiência. 


A palestra de abertura é do medalhista paraolímpico Yohansson Nascimento, que falará sobre o esporte como forma de inclusão. Natural de Alagoas, o atleta nasceu sem as duas mãos, mas isso não o impediu de se tornar um grande velocista.


Além de palestras, o workshop terá bate-papos, atividades culturais e interatividade, envolvendo cooperados, dirigentes, colaboradores e convidados. 


Para participar do workshop é preciso se inscrever no site http://www.sescoopsp.coop.br. 


As palestras são gratuitas.

 

Programa Cooperativa Inclusiva


O programa foi implantado no Sescoop/SP em 2012 e inicialmente tinha o objetivo de orientar e sensibilizar gestores na melhoria dos processos de integração dos profissionais com deficiência. 


Entre as ações, a instituição desenvolveu 50 mil cartilhas, além de oficinas, palestras e workshops.


Nos últimos três anos, o programa cresceu e estabeleceu novos patamares no relacionamento com as cooperativas. 


As ações de orientação e sensibilização continuam, mas foram introduzidas novas ferramentas como cursos de capacitação.


O mais procurado é o de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com a formação de nove turmas neste ano. 


Cooperados e colaboradores das cooperativas são preparados para se comunicar de forma adequada com pessoas com deficiência auditiva.


“Um caso interessante é o da Unimed Itapetininga, onde secretárias de médicos cooperados foram capacitadas para atender pacientes com deficiência auditiva”, diz a analista de projetos do Sescoop/SP, Pâmela Ramos Peyneau.


Outras ações importantes são peças de teatro com áudio-descritivo e oficinas de massagem envolvendo deficientes visuais.
 

 

Programa Aprendiz Cooperativo

 

Política de inclusão e apoio à juventude, o Aprendiz Cooperativo atende prioritariamente jovens de 16 a 18 anos, matriculados no ensino médio.


Além de inserir os aprendizes no mercado, ele forma e acompanha o desenvolvimento integral dos jovens nas cooperativas, atendendo aos princípios da cooperação e da legislação brasileira, por meio de uma contratação socialmente responsável.


De acordo com gerente da Área de Formação Profissional do Sescoop/SP, Alexandre Ambrogi, as cooperativas paulistas estão cada vez mais conscientes de seu papel social na geração de oportunidades para jovens.


Ele destaca que, de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2014, o programa registrou um aumento de 38,22% no número de participação - de 756 para 1.045 aprendizes.


Segundo o gerente, mais de 70% dos jovens aprendizes são efetivados nas cooperativas após a conclusão do programa. 


“Quanto mais cedo o jovem iniciar a sua qualificação profissional, mais preparo ele terá para enfrentar o mercado de trabalho e atender às necessidades das cooperativas e das empresas”, afirma Ambrogi.


O Aprendiz Cooperativo é desenvolvido em conjunto com 72 cooperativas que são responsáveis pela seleção e registro em carteira desses jovens. 


A contrapartida do Sescoop/SP é fazer a capacitação dos aprendizes, que recebem certificação como auxiliar administrativo. 


A capacitação, sem custos para os jovens e cooperativas, tem duração de 18 meses (612 horas teóricas e 1.428 horas práticas).


A matriz curricular é composta por 10 matérias, entre elas Cidadania e Trabalho, Cooperativismo, Informática e Empreendedorismo. 


O Sescoop/SP também faz convênios com entidades para capacitar os jovens, entre elas o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e a Clasa (Casa Lions de Adolescentes de Santo André).

***

3º Workshop de Inclusão Social no Cooperativismo


Dia 16/11: Programa Aprendiz Cooperativo


  • 11h – A importância da aprendizagem profissional como instrumento de combate ao trabalho infantil

       Palestrante: Isa Maria de Oliveira


  • 13h30 – Diversidade e inclusão social
   
      Palestrante: Cristina Carvalho

  • 15h30 – Homenagem às cooperativas e entidades parceiras da aprendizagem

 

***

 

Dia 17/11: Programa Cooperativa Inclusiva



  • 10 h - Esporte e inclusão social 

        Palestrante: Yohansson Nascimento
 

  • 11h – Pessoas com deficiência e acessibilidade urbana

        Palestrante: Flávia Cintra
 

  • 13h30 – Como contratar e reter profissionais com deficiência?
      Palestrante: Guilherme Bara e Cláudia Leitão
     Mediação: Tábata Contri
 

  • 15h – Cenário da inclusão de pessoas com deficiência no estado de SP 

       Palestrante: Cid Torquato


***
 


Local: Casa do Cooperativismo Paulista

 

Endereço: Rua 13 de Maio, 1376 – Bela Vista
 


Telefone: (11) 3146- 6200

 

Atenção: Haverá intérprete de libras e audiodescrição durante o evento.


***

FonteVida Mais Livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário