6 de nov. de 2015

Acre inicia distribuição de novos medicamentos para hepatite C

 



Os pacientes portadores da doença viral hepatite C no Acre iniciaram desde o dia 28/10/15, uma nova etapa revolucionária no tratamento. 


O governador Tião Viana entregou o primeiro lote de medicamentos que aumentam em mais de 90% a chance de cura da doença.


A entrega foi feita no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Hospital das Clínicas (HC) e reuniu deputados estaduais, médicos e pacientes.


O Acre é o segundo estado brasileiro a receber as medicações Sofosbuvir e Declatasvir, que serão disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e devem beneficiar, inicialmente, 263 pacientes que não podiam receber o tratamento anterior, como os portadores do vírus HIV, pré e pós-transplantados e pacientes com má resposta à terapia com Interferon.


Tião Viana fez um agradecimento especial ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, e à presidente Dilma Rousseff, pela aquisição e envio prioritário da medição para o estado.


“Essa é uma das notícias mais importantes da história da saúde pública do Brasil. É uma notícia revolucionária: o país começou o tratamento de cura da hepatite C de maneira definitiva e começou pelo Acre, que se organizou e está dando um importante passo para eliminar a doença”, afirmou.


Saúde universal e igualitária 

 

O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, disse que a parceria entre os governos do Acre e federal garante uma saúde universal e igualitária, sem custo algum para o estado e para os pacientes.


“É um presente do SUS para os pacientes que tratam a hepatite C. Se pago, cada tratamento desse custaria R$ 300 mil por paciente”, ressaltou o gestor.


O deputado estadual Heitor Júnior, dirigente da Associação dos Portadores de Hepatite do Acre (Aphac) e forte mediador da ação, falou da alegria de estar vivendo esse momento, já que também enfrentou a luta contra a hepatite C há dois anos. 


“É uma alegria muito grande estar vivendo este momento, que é uma revolução na medicina e pode ser a cura total da hepatite C. A distribuição feita pelo SAE via Sesacre [Secretaria Estadual de Saúde], junto ao Ministério da Saúde, vai fazer com que a gente diminua ou zere a fila de transplantes de fígado no Acre”, destacou o deputado.


Cura sem efeitos colaterais  



O médico infectologista Thor Dantas disse que a medicação permitirá um tratamento livre de efeitos colaterais, já que são feitos com comprimidos, sem uso de injeção.


“É isso que os novos tratamentos estão oferecendo para a gente hoje: um tratamento mais fácil, mais simples, mais rápido e com muito mais chance de cura. Antes, curávamos em torno de 30 ou 40% dos pacientes que recebiam tratamento; hoje, 90% dos pacientes que estão recebendo estes remédios podem ser curados”, destacou o médico.


O paciente Álvaro Melo contou que faz tratamento há 19 anos no estado e foi um dos primeiros a fazer a cirurgia de transplante de fígado.


“São 19 anos de muita luta. No início eu fiz parte do estatuto da Aphac.Só tenho a agradecer ao governo e a todos que se envolveram nessa luta. Agora estou preparado para tomar essa medicação que vai devastar o vírus C dos pacientes do Acre. É uma vitória muito grande”, disse Melo.


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário