10 de set. de 2015

Biblioteca da Unesc é primeira do Brasil com guia auditivo para deficientes visuais

 


A Biblioteca Professor Eurico Back da Universidade do Extremo Sul Catarinense em Criciúma vai ser a primeira do país a oferecer um guia auditivo aos deficientes visuais. 


O aplicativo ViaVoz, desenvolvido a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado na Universidade, foi instalado para a utilização gratuita no local e estará disponível a partir desta sexta-feira. 


O ato de lançamento do sistema ocorre às 16 horas e vai contar com a presença dos responsáveis pelo projeto e por representantes da Universidade.


A ideia do projeto ViaVoz é possibilitar ao deficiente visual chegar ao local desejado dentro de um determinado ambiente sem precisar de ajuda de outra pessoa. 


Com um smartphone ou tablet, o usuário interage com um menu de rolagem, ouvindo as opções e selecionando o destino, como por exemplo, banheiros, administração e elevadores. 


A partir daí, o aplicativo passa a dar instruções sobre como chegar até o local. Para que o ViaVoz possa funcionar, o ambiente deve estar mapeado. 


“Os locais precisam ser analisados e inseridos no programa. Assim, através do aplicativo baixado gratuitamente, as pessoas podem acessar todos os espaços do local”, comenta Luís Filipe Rezende, gerente de Operações do ViaVoz. 

O diretor do projeto Rodrigo Caporal afirma que o aplicativo foi criado com o intuito de se colocar em prática o que a legislação sobre o tema, em vigor desde 2004, prevê. 


A Biblioteca da Unesc é a primeira a contar com um sistema de orientação por voz. Isso nos deixa felizes e realizados. A partir de agora, precisamos disseminar a ideia para fazer com que mais locais façam parte do programa, garantindo assim maior acessibilidade nas cidades”, afirma. 


Segundo o reitor Gildo Volpato, a instalação do aplicativo na Biblioteca amplia a acessibilidade de pessoas com deficiência na Unesc e vem ao encontro das políticas de inclusão desenvolvidas pela Universidade. 


“Permitir que pessoas com deficiência visual possam usufruir da maior Biblioteca da região, de maneira mais independente é uma conquista. O conhecimento precisa estar cada vez mais à disposição de todos”, considera Volpato. 


Já a coordenadora da Biblioteca Elisângela Just comenta que o ViaVoz vai se juntar a outros recursos de tecnologia já oferecidos pelo local para pessoas com deficiência visual, como leitores de tela em computador de pesquisa ao acervo.


 “A intenção é tornar nosso usuário o mais independente possível”.


O aplicativo pode ser usado por qualquer pessoa e pode ser baixado gratuitamente no site www.guiaviavoz.com.br.






Nenhum comentário:

Postar um comentário