A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) deu um passo rumo a
acessibilidade na última quinta-feira (3).
A empresa lançou a conta de
água em braille para pessoas com deficiência visual. A medida, que é
obrigatória de acordo com a Lei 886/2013, ainda não foi adotada pelas
companhias de energia elétrica do estado, que também são obrigadas a
cumprir a norma.
O presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Roraima
(Adivir), Valdecir Rodrigues de Andrade, afirmou que a ação é
importante para dar independência aos mais de 18 mil deficientes visuais
que residem em Roraima.
"Hoje nós temos muitos meios de independência com os computadores e smartphones, mas é muito triste você receber uma correspondência e ter que pedir para alguém abrir para você. A tecnologia é um grande aliado à pessoa com deficiência, mas o braille é necessário. Isso faz a gente se sentir melhor. Eu posso pegar a minha conta e ler", declarou Andrade.
De acordo com o presidente da Caer, Danque Esbell, para receber a conta
em braille em casa, o usuário deve fazer um cadastro na companhia. O
consumidor não terá nenhum custo adicional pelo serviço.
Esbell afirmou ainda que a empresa teve que fazer alterações no sistema
comercial, treinamento de pessoal e adquirir uma impressora para as
novas contas. Segundo ele, cada impressora em braille chega a custar R$
500 mil.
Companhias de energia também são obrigadas
Autor da Lei 886/2013 o deputado estadual Brito Bezerra (PP) afirmou
que a norma também obriga as empresas de telefone e energia a fornecer
as contas em braille.
Segundo ele, o descumprimento da medida deveria
gerar uma multa. Ainda de acordo com a norma, tal penalidade seria
regulamentada pelo poder executivo.
O parlamentar informou que as companhias de telefone já atendem à
norma, mas as empresas de energia não.
"Quando eu fui procurado pela Adevir, os representantes falaram que, por vezes, as pessoas os enganam quando falam o valor da fatura e, tendo esse dado escrito em braille, os deficientes podem saber o valor real da conta".
Por telefone, a assessoria de comunicação da Eletrobras informou que a
empresa não adotou a medida, pois nunca um usuário solicitou a conta em
braile, "então a demanda não existe".
O G1 entrou em contato com o governo de Roraima para ouvir a posição da
Companhia Energética de Roraima (Cerr) sobre o caso e aguarda retorno.
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