1 de set. de 2015

A importância do ambiente escolar inclusivo





De acordo com texto publicado em março deste ano pelo Portal Brasil, do Governo Federal, o número de matrículas de pessoas com deficiência na educação básica regular aumentou expressivamente. O que é uma ótima notícia porque, ainda segundo o texto mencionado: 


O direito das pessoas com deficiência à matrícula em classes comuns do ensino regular é amparado no artigo 205 da Constituição Federal, que prevê “a educação como direito de todos, dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.


A inclusão escolar é um grande aprendizado para que as crianças conheçam e convivam naturalmente com as diferenças. Cada uma sob seu ponto de vista, conhecendo desde cedo os valores de amizade e adquirindo o entendimento de que todos são diferentemente iguais.


E isso significa que estes ambientes têm se modificado, para se adaptarem às necessidades e características de cada aluno. 


O espaço das salas de aula e as atividades exercidas podem sempre dispor de brinquedos, jogos e situações que possibilitem o envolvimento mútuo de crianças com alguma necessidade especial e crianças com desenvolvimento típico.


Outro texto recente, este publicado pelo portal IG; fala sobre um estudo norte-americano feito por Lori Erbrederis Meyer no qual ela pesquisou a criação de amizades no ambiente escolar infantil pelo ângulo de um currículo de sensibilização para a deficiência. 


Meyer – que é professora-assistente de Educação Infantil Especial da Universidade de Vermont, enfatizou a importância de um melhor amigo dentro das salas de aula; para ‘mediar’ o entendimento de uma criança com necessidade especial pelos colegas de classe.


E reforçou que, para estes laços de amizade se fortalecerem, é importante a individualização dos programas de inclusão e também o trabalho em grupo, com objetivos em comum que não estejam focados na deficiência.


E que a inclusão esteja cada vez mais presente no ambiente escolar e na vida. E que possamos aprender a vivenciá-la cada vez mais. Aliás, que possamos sempre aprender! Dentro e fora da escola.






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